29 de abril de 2021

III Festival de Música Histórica de Diamantina promove hoje um encontro memorável entre Odette Ernest Dias e Berenice Menegale.

O Festival de Música Histórica é realizado presencialmente na cidade de Diamantina, Minas Gerais. Porém, com a pandemia, a sua terceira edição está ocorrendo integralmente pela internet, por meio de tecnologias de acesso à distância com atividades tanto síncronas ou previamente gravadas. Nesta quinta (29), às 17 horas, o festival promoverá um encontro memorável e imperdível entre duas grandes damas da música instrumental: a flautista Odette Ernest Dias e a pianista Berenice Menegale. A live terá como tema: "Vida como acervo e o som da cidade".

Duas mulheres, dois percursos da vida dedicados à música, Não apenas a saber interpretá-la, mas a construir, a partir dela, espaços de criação e formação, com liberdade e generosidade. Do acaso da chegada em Diamantina a ações em prol da conservação e difusão do patrimônio musical material e imaterial diamantinense, Odette Ernest e Berenice Menegale contam como história e a tradição musical de Diamantina se incorporaram em suas vidas através da convivência com os músicos e os diversos projetos que desenvolveram juntas na cidade, como os festivais de inverno da UFMG, as residências artísticas, a conservação e difusão de acervos musicais e as constantes convivências com artistas da cidade. História que começou no início da década de 1980, tendo como personagens principais os seresteiros e chorões que compõem os sons da cidade.

A programação do festival inclui saraus, rodas de conversa, está sendo exibida através do Canal oficial no Youtube e seguirá com atrações até o próximo sábado (01/05). Consulte aqui a programação completa e programe-se para esta e outras atividades inperdíveis.