23 de abril de 2021

Grupo Abre a Roda Mulheres no Choro promove hoje uma "live-roda" especial. O cavaquinista Zé Carlos Choairy é o convidado de honra.

José Carlos Choairy: entrevistado da" live-roda" desta noite - Foto: Divulgação

O Grupo Abre a Roda Mulheres no Choro apresenta hoje, Dia Nacional do Choro, uma live-roda com participação especial do cavaquinista Zé Carlos Choairy. O evento que é parte do Projeto Abre a Roda nas Redes será transmitido via Instagram, a partir das 19h30.

As musicistas Alice Valle, Marina Gomes e Raissa Anastasia vão bater um papo com Zé Carlos sobre sua história e vivência no Choro. Na sequência, juntos farão uma roda online com outras integrantes do grupo. A roda terá a participação de Bárbara Veronez, Shari Simpson, Maria Bragança, Tauini Mauê e será aberta a todos os chorões que quiserem participar dando uma canja online.

Zé Carlos Choairy iniciou seu contato com o cavaquinho em 1950, aos 16 anos de idade, sob influência dos padrinhos com quem morava em São Luís do Maranhão. Porém pôde se dedicar integralmente à música quando se aposentou, em 1985. Zé Carlos e seu cavaquinho já acompanharam vários músicos de grande importância musical em todo o Brasil.

Suas maiores influências são Waldir Azevedo e Pixinguinha, dentre outros. Integra há mais de uma década os grupos Minas ao Luar, Seresta ao Pé da Serra, Canta Brasil, Choramingando, entre outros com os quais também viajou se apresentando por toda Minas Gerais. Além disso, Zé Carlos é um atuante instrumentista nas rodas de Choro de BH.

Pela sua alegria, generosidade humana e competência musical, Zé Carlos é uma unanimidade entre os chorões e choronas da nova geração da capital mineira, considerado um dos padrinhos do grupo Abre a Roda Mulheres no Choro, é também um querido e honrado sócio fundador do Clube do Choro de BH.