5 de abril de 2021

Começa hoje o segundo ciclo do Seminário "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil". Confira a programação.

Recomeçam nesta segunda-feira, dia 05/04, estendendo-se até maio, os seminários online "Choro: Patrimônio Cultural do Brasil", com o objetivo de debater o Choro como expressão cultural brasileira. Este é o 2º ciclo desse evento, iniciado em novembro do ano passado dentro do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil. O tema de abril são as memórias e cenas dessa manifestação cultural em variadas partes do país. A transmissão será às 19h, sempre às segundas-feiras, pelo canal do o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) no Youtube, e também pela página no Facebook, a partir das 19h.

Este é o segundo ciclo de seminários online, que faz parte do processo de registro do Choro como Patrimônio Cultural do Brasil, título conferido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em abril, o tema serão as memórias e cenas do choro em variadas partes do país, com início nesta segunda-feira, dia 5, quando o debate versará sobre alguns movimentos e coletivos de choro em Sergipe, Maranhão, Paraná e Minas Gerais. O tema e a programação de maio serão posteriormente divulgadas.

A Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec), selecionada em 2019 por edital para conduzir a pesquisa e documentação na instrução técnica do processo, iniciou esse trabalho no ano passado por meio virtual, já que as atividades presenciais planejadas foram suspensas em virtude da pandemia de Covid-19. O primeiro ciclo de seminários online foi realizado em novembro do ano passado, com foco nos acervos e instituições de ensino.

Todas as informações coletadas irão compor um dossiê de registro, documentários audiovisuais e documentação fotográfica, que posteriormente serão submetidos ao Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural.
Para participar do processo do registro do choro como patrimônio, inscreva-se e preencha o formulário no o link a seguir: Cadastro para participação no Processo de Registro do Choro como Patrimônio

A programação desta segunda feira (5) está imperdível confira: