6 de abril de 2021

"Choro da partida, choro da esperança": 1º vídeo do Projeto Cordas de Ouro está no ar com um clássico de Pixinguinha.

Visão geral das Laranjeiras, estádio do Fluminense, durante o jogo  Brasil e Uruguai
 pelo Campeonato Sul Americano de 1919. Foto Via: Prosa e Futebol

Celebrando o aniversário de Pixinguinha e o mês dedicado ao Choro, o violonista mineiro Lucas Carvalhais está no ar com o projeto Cordas de Ouro. A programação online e aberta ao público acontece até 30 de abril, totalizando 6 vídeos produzidos com o incentivo da Lei Emergencial Aldir Blanc através da Prefeitura de Ouro Branco, cidade natal do violonista.

O primeiro vídeo da série trouxe um clássico do Choro composto por Pixinguinha em parceria com Bendito Lacerda: "1x0". Nesta belíssima execução, Lucas Carvalhais no violão contou com a participação de um time campeão formado pelos integrantes do Regional Imperial: João Camarero (violão 7 cordas), Glauber Seixas (violão 6 cordas), Lucas Arantes (cavaquinho) e Rafael Toledo (pandeiro). O texto de apresentação é assinado pelo músico e pesquisador, Rodrigo Marçal Santos. Apreciem.

Choro da partida, choro da esperança

"Em 29 de maio de 1919, o Brasil, atravessando a pandemia de gripe espanhola, disputou a final do 3º Campeonato Sul-Americano de Seleções de Futebol contra o Uruguai no estádio de Laranjeiras. Por ocasião dessa partida, definida aos três minutos do segundo tempo da prorrogação, Pixinguinha e Benedito Lacerda compuseram o choro “Um a zero” . Três partes em tons maiores executadas em andamento vivaz fazem a crônica instrumental da partida, disputada com lances perigosos do início até o único gol. Que a alegria da vitória trazida à memória brasileira pelas mãos habilidosas dos instrumentistas seja também motivo de esperança de vencermos outro vírus. Salve, Pixinguinha! Viva o Choro!"

Projeto Cordas de Ouro 1x0 - Pixinguinha e Benedito Lacerda
Ficha técnica: Lucas Carvalhais: concepção e violão
Grupo: Regional Imperial -João Camarero: 7 cordas /Glauber Seixas: 6 cordas /Lucas Arantes: cavaco/Rafael Toledo: pandeiro
Edição: Leandro Oliveira