SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

14 de abril de 2021

"Choro Acadêmico" é o destaque de mais uma edição do projeto Cordas de Ouro, que traz uma homenagem à grandiosidade musical do violonista e compositor Nonato Luiz.

O projeto "Cordas de Ouro", idealizado e executado pelo músico Lucas Carvalhais, acaba de lançar mais um vídeo da série que está celebrando o Choro, no mês dedicado a este importante gênero musical brasileiro. Nele, o violonista mineiro apresenta a execução de "Choro Acadêmico", uma composição de autoria do grande compositor, arranjador e intérprete cearense Nonato Luiz.


Nonato Luiz - Foto: Divulgação
Nonato Luiz é um violonista excepcional, com uma versatilidade de estilos e maneira de tocar. Nascido em Lavras da Mangabeira (CE) em 03 de agosto de 1952, seu repertório contempla desde valsas, choros, minuetos e prelúdios até blues e flamenco, além dos gêneros tipicamente nordestinos, como baiões, xotes e frevos.

Nonato começou a tocar com a idade de quatro anos e aos quinze já era o segundo violinista da Orquestra Sinfônica de Fortaleza. Durante esse tempo, misturando música popular e clássica, optou pelo violão como seu instrumento principal de trabalho. Em 1975, já um compositor, ganhou o seu primeiro prêmio em um concurso de violão na TV Tupi, em São Paulo.

Nonato Luiz segue atuando, tocando e compondo, Hoje, é um dos mais respeitados instrumentistas brasileiros no circuito europeu. Suas composições já foram gravadas por cantores como Fagner, Paulinho Pedra Azul, Paula Santoro e violonistas do Brasil, República Tcheca, Estados Unidos, Inglaterra, China, Argentina, Alemanha, Áustria e França, entre outros.  

Na discografia de Nonato Luiz constam mais de 30 álbuns lançados, DVDs,  além de participações em trabalhos de outros artistas. 

CHORO ACADÊMICO: uma das peças mais conhecidas, tocadas e gravadas de Nonato Luiz e figura em vários álbuns lançados por ele. 

A composição "Choro Acadêmico", de autoria de Nonato Luiz inicialmente aparece como uma das faixas do LP "Soro", coletânea de compositores cearenses lançada em 1979 pela Epics/CBS), e logo a seguir em seu primeiro trabalho solo, o LP "Terra", lançado em 1980 também pela CBS (atual Sony Music). Este um disco essencialmente violonístico, mas nele há as participações de Bimba, João Donato e Raimundo Fagner que apresenta o disco definindo Nonato Luiz como “o maior virtuose que já viu com um violão na mão”. 
No ano de 1985 a composição reaparece no álbum "Nonato Luiz - Violão Brasileiro", uma edição especial e limitada produzida pelo Grupo ESTUB – em apoio e incentivo a primeira turnê do guitarrista Nonato Luiz à Europa, de setembro a dezembro daquele ano. 
Em 1989, a composição está no CD "Mosaico" lançado pelo selo Brazilian Touch Records e patrocinado pela empresa alemã OTTO, do empresário Ulrich Otto, que fez a produção executiva.
Já no álbum "Gosto de Brasil", lançado em 1991 (Caju Music - 1990), ela foi gravada em trio com o percussionista Djalma Corrêa e com o baixista Luiz Alves.
"Carioca" foi um disco feito em parceria com o pianista mineiro Túlio Mourão e lançado em 1992, depois de uma séria de espetáculos realizados juntos no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Gravado pela Caju Music, o disco foi distribuído nos Estados Unidos pela gravadora Milestones, umas das mais importantes gravadoras de jazz. Nele a composição "Choro Acadêmico" também foi registrada.
Em 1993, ela compõe o repertório do CD "Reflexões Nordestinas", disco lançado com as composições de Nonato Luiz para violão solo e depois relançado em edição ampliada com cinco músicas inéditas. Este disco marcou o lançamento do Projeto Memória 107, da Rádio Universitária FM, de Fortaleza (CE).
A composição, também figura como a 14ª faixa do CD "O Choro da Madeira" (1999 CPC-UMES). Este disco traz 15 choros executados ao violão solo por Nonato Luiz, sendo 9 temas de sua autoria e outros temas de autores como Pixinguinha, Garoto, João Pernambuco, Paulinho da Viola e Caetano Veloso.
Outro disco foi gravado por Nonato Luiz dedicado ao Choro. Lançado em 2004, o CD "Choro em Sonata" traz 16 composições de autoria, sendo 11 gravações inéditas e 5 retiradas do disco "O Choro da Madeira", executadas em violão solo. Neste CD ouvimos regravação de dois conhecidos temas de Nonato Luiz: Mangabeira e o famoso Choro Acadêmico.
Um disco que registra o encontro inédito dos cearenses Nonato Luiz e Adelson Viana, lançado em 2009, também traz o Choro Acadêmico. Nesse CD intitulado "Dobrado", os conterrâneos cearenses mostram todas as possibilidades de um afinado diálogo entre o violão e a sanfona.
Também naquele ano, outro encontro musical rendeu mais um registro da composição. Ele se dá em um disco feito ao sabor do encontro de Nonato Luiz e Túlio Mourão, dois músicos singulares. O CD é uma mescla de sonoridades universais do Ceará e de Minas Gerais. Com novas gravações e a inclusão do já clássico Choro Acadêmico, o álbum "Mangabeira" é uma releitura do CD "Carioca", lançado em 1992 e fora de catálogo. Os temas são os mesmos, mas a maturidade dos instrumentistas é outra.
Em 2011 a composição foi registrada novamente, mas desta vez no primeiro DVD do violonista: "Nonato Luiz - Estudos, peças & arranjos". Gravado ao vivo no Theatro José de Alencar o show teve participação especial de Adelson Viana.. Em maio do ano seguinte, o Choro voltou a ser registrado no DVD "Nonato Luiz (Violão - Guitar) 35 Anos", gravado ao vivo, em Fortaleza-CE, no mesmo teatro. No palco, a presença de talentosos músicos e compositores amigos de Nonato, que ao seu lado, interpretaram suas mais importantes composições, entre elas seu clássico Choro Acadêmico.

Além das gravações realizadas pelo próprio autor, "Choro Acadêmico" ganhou inúmeras gravações pelo mundo afora e se tronou tema frequente nas rodas de Choro. 
Ouçam agora Lucas Carvalhais e seu solo para esta composição, mais uma homenagem registrada em seu projeto "Cordas de Ouro" desenvolvido em sua cidade natal, Ouro Branco/MG, com financiamento da Lei Emergencial Aldir Blanc. O projeto tem como missão a difusão e divulgação de gêneros musicais pouco vivenciados pela população local.

Choro Acadêmico - Composição Nonato Luiz. 
Vídeo: Concepção, arranjo e violão: Lucas Carvalhais/ Edição: Leandro Oliveira/ Mídias Sociais: Bartira Duarte

Fontes Consultadas:
Nonato Luiz  Site oficial 
IMMuB  Instituto Memória Musical Brasileira
Lucas Carvalhais - CanalYoutube