8 de março de 2021

Programa "Nas cordas do choro" celebra o Dia da Mulher com o especial Chiquinha Gonzaga.

O programa "Nas cordas do Choro" trouxe nesse domingo (7/03) uma edição dedicado à compositora, instrumentista e regente, Francisca Edwiges Neves Gonzaga, mais conhecida como Chiquinha Gonzaga. O especial é nossa audição de hoje, data em que celebramos o Dia Internacional da Mulher.

Nascida em no Rio de Janeiro em 17/10/1847 ela é considerada a maior personalidade feminina da história da música popular brasileira e uma das expressões maiores da luta pelas liberdades no país, promotora da nacionalização musical, primeira maestrina, autora da primeira canção carnavalesca, primeira pianista de choro, introdutora da música popular nos salões elegantes, fundadora da primeira sociedade protetora dos direitos autorais. Estes, entre outros feitos, lhe tornam a personalidade feminina de maior representatividade no universo do Choro e perfeita para celebrarmos esta data que remonta do início do século 20 e surgiu a partir de uma jornada de manifestação pela igualdade de direitos civis e em favor do voto feminino.

Nossa audição de hoje celebra Chiquinha Gonzaga, todas as choronas e todas as mulheres que transformam esse mundo com música e batalhas diárias.

O programa Nas cordas do Choro - Especial Chiquinha Gonzaga foi produzido e apresentado por Paulo Córdoba, assim como as demais edições veiculada pela Rádio Cultura FM - 100,9 sempre aos domingos, às 11 horas com reprise às quintas (20horas) e sábados (9 horas).