9 de março de 2021

Os arranjos de Pixinguinha serão abordados por Paulo Aragão em palestra que acontece hoje, dentro do Festival Pixinguinha no Vale.

Nesta terça (9), logo mais a partir das 19 horas, o VI Festival Pixinguinha no Vale coloca no ar mais um evento imperdível. O violonista, arranjador e professor Paulo Aragão apresentará a palestra “Os arranjos de Pixinguinha” que será transmitida pelo Youtube e/ou Facebook do Pixinga no Vale. A programação do festival segue até o próximo domingo. Acompanhe seguindo este Link .

Paulo Aragão Paulo Aragão
é violonista, integrante e um dos fundadores do Quarteto Maogani de Violões, grupo instrumental vencedor do 1° Prêmio Caras de Música 2001, do 3º Prêmio Rival BR 2004 e do 3° Prêmio TIM de Música 2005, com o qual lançou seis discos Com o Quarteto Maogani participou do TIM Festival em 2004 e realizou turnês pela Europa, Estados Unidos, África, Oriente Médio e América Latina. Também como violonista é frequentemente requisitado em show e em gravações, tendo apresentando no Brasil, Europa e Japão ao lado de artistas como Monica Salmaso.

Paulo Aragão - Foto: divulgação
Como arranjador, vem se destacando como um dos principais nomes da sua geração. Fez os arranjos dos discos “Noturno Copacabana” (2003) e “Avenida Atlântica” (2017) de Guinga. Escreveu para diversos discos das gravadoras Biscoito Fino e Acari Records. Em 2006, realizou a transcrição do ballet “O boi no telhado”, de Darius Milhaud, original para orquestra sinfônica, para um conjunto de choro. Esta peça foi tocada pelo conjunto Caldereta Carioca em concertos no Brasil e na Alemanha.

Como orquestrador, tem trabalhado para nomes como Guinga, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Wagner Tiso. Teve composições e arranjos tocados por orquestras como a Los Angeles Philharmonic Orchestra, Metropol Orchestra (Holanda), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Petrobras Pró-Música (RJ), Orquestra Jazz Sinfônica, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara de Mato Grosso. Em 2008 teve um arranjo sinfônico gravado pelo maestro Kurt Masur, com a Gewandhaus Orchestra de Leipzig, em DVD comemorativo dos 60 anos de carreira do regente.

Aragão é professor da Escola Portátil de Música, referência do ensino do choro no Rio de Janeiro. Mestre em Musicologia pela UNIRIO, aprovado em 2001 “com louvor” em seu estudo sobre o Pixinguinha e o arranjo musical brasileiro na década de 30. Bacharel em Violão pela UFRJ, foi diplomado em 1998 com o título de “Dignidade Acadêmica Summa cum laude”.

Para nossa audição de hoje ficamos com o 65º episódio do Projeto Ô de Casas , produzido pela cantora Monica Salmaso. Acompanhada por Paulo Aragão ao violão, ela interpreta "Diagnóstico", samba lindo do Wilson Baptista em parceria com Germano Augusto.