30 de março de 2021

Faleceu nessa segunda feira (29), o compositor e clarinetista Luiz de Souza. Ele foi um dos grandes instrumentistas associados que deixou sua marca na história do Clube do Choro de BH.

Luiz de Souza - Em apresentação com o grupo do Clube do Choro de BH - maio 2016 - Foto: Nilson Cota

O Clube do Choro de BH cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento do seu associado Luiz de  Souza. Ele faleceu aos 79 anos de idade, nesta segunda feira (29), em Belo Horizonte, vítima de um quadro clínico de COVID-19. Seu sepultamento ocorrerá hoje, às 14 horas no Cemitério Parque Renascer, em Contagem.

Foto: Anderson Costa -
Acervo Clube do Choro de BH
Luiz Souza era compositor e clarinetista respeitado nas rodas de Choro de BH e muito querido entre seus companheiros de música. Ele teve composições autorais registradas em álbuns como o "Engolindo o Choro" do grupo Off-Sina e participações em várias gravações fonográficas de outros músicos.

Sua passagem pelo Clube do Choro de BH foi marcada pela competência como instrumentista, mas também  pela simpatia e camaradagem. Na instituição e nas rodas de Choro da cidade, ele deixará grandes amizades e saudade.

O Presidente da instituição, Acir Antão, tem lembranças que faz questão de registrar e que nos conduzem a um pouco de sua história: "Conheci o Luiz como fotógrafo da Assessoria de Imprensa da PBH  na década de 60. Grande profissional da fotografia, trabalhou com vários prefeitos da capital até se aposentar. Um dia  num encontro promovido pela saudosa pianista e professora de música, Tânia Mara Lopes Cançado, por ocasião da criação do Projeto Cariúnas (homenagem ao Professor e Radialista Elias Salomé,  criador do Bando dos Cariúnas), todos os meninos daquela época se reuniram com a Tânia e lá estava o Luiz. Foi para mim uma grande surpresa vê-lo manuseando seu clarinete em belos chorinhos. Criado o Clube do Choro, Luiz do Clarinete foi um dos sócios mais assíduos. Sua partida deixa um imensa lacuna como músico e como figura humana. Vamos sentir sempre uma eterna saudade".

O Clube do Choro de Belo Horizonte abraça os familiares de Luiz de Souza, em nome de todos os associados. E para que nossa despedida aconteça no tom do seu talento e alegria, deixamos aqui um momento de sua plenitude e da forma como sempre desejamos lembra-lo.