24 de março de 2021

"Coisas Nossas": João Carino, presidente do IMMuB, comenta sobre Carinhoso.

"Coisas Nossas", assinado por João Carino, é produzido pelo IMMuB para o programa Antena MEC. Foto- reprodução IMMuB

"Coisas Nossas" é o nome do quadro que o IMMuB - Instituto Memória Musical Brasileira produz para o programa Antena MEC, da Rádio MEC. A ideia do programa é levar aos ouvintes um pouco da Memória Musical que o instituto ajuda preservar e divulgar. Em uma das edições, o colunista e presidente do IMMuB, João Carino, comentou sobre "Carinhoso", canção de Pixinguinha que já recebeu diversas gravações e é considerada até hoje como um dos maiores clássicos da MPB.

o IMMuB - Instituto Memória Musical Brasileira é uma organização sem fins lucrativos sediada em Niterói – RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.

Fundado em 2006, o IMMuB conseguiu mapear e catalogar mais de 82 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 580 mil fonogramas, reunindo mais de 91 mil compositores e intérpretes. Fruto de 25 anos de pesquisa, a catalogação abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. O acervo segue em constante expansão, recebendo centenas de discos, capas e músicas mensalmente.

Nosso convite hoje é muito especial: clica no radinho e ouça agora a edição do "Coisas Nossas" onde João Carino comenta sobre "Carinhoso".

E logo após, aproveite também para visitar o site do IMMuB e desfrutar de um excelente conteúdo sobre a música brasileira. Bom proveito.