15 de março de 2021

Chiquinha Gonzaga é a 51ª homenageada do Ocupação Itaú Cultural. A mostra oferece também um espaço para visitação virtual com conteúdo imperdível.

Chiquinha Gonzaga (imagem: Acervo Instituto Moreira Salles)
Autora de um expressivo acervo musical, que percorreu, mesclou e fez nascer novos gêneros e ritmos, a compositora e maestrina brasileira Francisca Edwiges Neves Gonzaga, a Chiquinha Gonzaga (1847-1935) é a homenageada da 51ª edição do programa Ocupação Itaú Cultural.  A mostra, em cartaz na sede do Itaú Cultural (IC) até o dia 23 de maio, resgata a trajetória da musicista, marcada por escândalos sociais e opressão, pioneirismo e liberdade, paixão e reconhecimento. Além de um espaço expositivo a ser visitado mediante agendamento prévio, a exposição possui também um site que acompanha a mostra com uma série de conteúdos on-line, como entrevistas em vídeo, artigos e matérias exclusivas.

A exposição – desenvolvida integralmente durante a pandemia de covid-19 – propõe um mergulho na criação obstinada de uma artista que esteve, em certos aspectos, tão conectada com seu tempo, mas que antecipou uma série de questões que envolveriam a vida da mulher moderna. Sua prevalência no presente se expressa em sua ousadia e na presença contemporânea de artistas negros que contam sua trajetória e revivem sua obra.

Seguindo as novas orientações divulgadas pelo governo do estado de São Paulo em relação à pandemia de covid-19, o Itaú Cultural (IC) está fechado temporariamente. A princípio, as atividades presenciais estarão suspensas até 19 de março, quando deve haver novo pronunciamento da situação. Mas até lá vamos percorrer juntos o espaço virtual desta exposição imperdível.

Siga o link https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/chiquinha-gongaza/. Acesse o Menu para explorar e desfrutar de todo o conteúdo online.