30 de março de 2021

A revista científica da Associação Brasileira de Trombonistas está a pleno vapor e agora aberta a toda família dos metais.

A revista científica da Associação Brasileira de Trombonistas está a pleno vapor, agora aberta a toda família dos metais. Esta foi a boa notícia divulgada recentemente pelo trombonista associado ao Clube do Choro de BH e Presidente da ABT, Marcos Flávio Aguiar. Todos os detalhes estão em um comunicado apresentado pelo professor Sérgio Rocha, Editor Chefe da revista.

A revistada ABT é semestral e está albergada no portal de periódicos da Universidade Federal da Paraíba. Tem como foco publicar artigos científicos em português, inglês e espanhol bem estruturados e fundamentados, que possam contribuir de forma relevante para as práticas e divulgação dos instrumentos de metais em suas diversas sub-áreas, incluindo as interfaces entre si e suas interdisciplinaridades. A publicação é cadastrada por ISSN eletrônico e conta com um corpo editorial altamente qualificado de vários países.

O convite para publicações na revista da instituição foi apresentado por Sérgio Rocha, através das redes sociais. É direcionado a toda a comunidade de instrumentistas de metal (Trompete, Trompa, Tuba e Eufônio) e são várias as áreas de interesse: performance e educação musical, musicologia, saúde do músico, música e tecnologia, entre outras. Como informado pelo editor, "o melhor é que todo o processo de submissão é rápido e inteiramente gratuito".

Para conhecer e ler os artigos já publicados na Revista da ABT acesse:  https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj
Maiores informações sobre o processo de seleção editorial  acesse:  https://periodicos.ufpb.br/index.php/btaj/about

Nesta oportunidade trazemos para nossa audição, "O TROMBONE NO CHORO" um dos registros do XXVI Festival Brasileiro de Trombonistas promovido pela Associação Brasileira de Trombonistas (ABT) realizado entre os dias 02 e 04 de dezembro de 2020. A palestra tem participação dos instrumentistas Alaécio Martins, Everson Moraes e Cap. Tarciso Pereira, com mediação de  Gilvando Pereira "Azeitona do Trombone". Apreciem esta magnífica aula: