22 de março de 2021

8ª edição do Prêmio de Música das Minas Gerais será toda on-line e oferecerá prêmio em dinheiro e participação em CD Digital.

Com objetivo de promover a cultura musical e valorização dos artistas, compositores e intérpretes mineiros, acontece a 8ª edição do Prêmio de Música das Minas Gerais em 2021. O Festival é aberto a músicos e grupos musicais com residência no Estado de Minas Gerais e oferecerá premiações em dinheiro e participação em um CD Digital.  A edição do Prêmio para 2021, devido à pandemia do Covid-19, será toda on-line, feita através de lives transmitidas no Youtube do projeto.

O Prêmio de Música das Minas Gerais acontece desde 2012 e mais de dois mil artistas de 160 municípios de Minas Gerais já se inscreveram nos editais anteriores. Destes, foram selecionados um total de 282 grupos para apresentação nas eliminatórias realizadas nas cidades mineiras. Conforme lembra a organização do festival, estes números refletem a expressiva riqueza cultural do estado na área da música e corroboram a importância deste belo projeto realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e patrocínio da Claro, gestão da Espaço Ampliar, Nossa Senhora das Produções e Nossa Produtora.

Nesta edição, o Prêmio oferecerá também uma Oficina sobre a História da Música Brasileira a ser ministrada por Guilherme Castro, curador e jurado do Prêmio de Música das Minas Gerais desde sua primeira edição. Guilherme é professor de música na Escola de Música da UEMG na área de música e tecnologia, produção musical e composição. É membro e fundador da Orquestra Mineira de Rock e do SOMBA. Possui doutorado em Música pela UNICAMP e sua tese recebeu o prêmio FUNARTE.
A oficina com duração de 12 horas/aula é gratuita e aberta a maiores de 16 anos – músicos, artistas em geral, produtores e interessados no conteúdo sobre a música. Sua realização será de 5 a 8 de abril.

As inscrições para o Prêmio estão abertas até o dia 11 de abril de 2021, O edital completo, ficha de inscrições e outros detalhes podem ser conferidos no site oficial do evento.

Aproveite para ouvir agora a Rádio Prêmio da Música das Minas Gerais que toca o acervo composto pelas 69 músicas finalistas das edições 2012 a 2018. Clica no rádio e conheça um pouco da energia, da boa música e do talento dos artistas mineiros independentes que passaram pelo projeto.