31 de março de 2021

"5 Gerações" álbum de Osmar do Trombone e Osmar Junior celebra o Choro e a tradição musical da família Furtado.

Tudo começou com o flautista maranhense, Marcelino Fernandes, nascido no município de Viana. Passando de geração em geração, o legado da música permaneceu na família através de vários membros de instrumentistas de sopro e ganhou a merecida distinção, por meio da gravação do CD "5 Gerações".  O projeto idealizado por Osmar do Trombone e Osmar Junior tem um repertório totalmente autoral e participação de renomados instrumentistas brasileiros.

O PROJETO 5 GERAÇÕES

Osmar Junior e Osmar do Trombone. Foto: Palco MP3
O patriarca Marcelino Fernandes Furtado, músico flautista integrante do 24 BC, após dar baixa do exército mudou-se para Cajarí, a 200 km de São Luis, capital maranhense. Ali, seguiu seu sonho de formar uma banda de música que foi denominada Balacochê. A formação musical fez história tocando e difundindo o Choro em todos os municípios do estado do Maranhão.

Macico, como também era conhecido Marcelino, ensinou música para seus filhos Cecília e Zé Furtado e também as gerações seguintes: Oswaldo, Osmar, Geraldo, Osmar Jr. e seu tataraneto Mikael.

Baseando-se nesse enorme conhecimento do Choro, Osmar do Trombone e o saxofonista Osmar Junior, registraram a aprendizagem por anos do Choro, com novas composições para o gênero num CD. Assim surgiu o disco “Cinco Gerações” que inclui 10 Choros autorais,  parcerias entre si e com os compositores Joãzito Dornas, Jean Pedroza, Marcelo Braga e Paulinho Pedra Azul.

A ficha técnica também reflete a excelência deste trabalho. O álbum teve suas gravações realizada em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e no Maranhão, o que oportunizou a participação de grandes nomes da música brasileira como: Mauro Diniz (cavaquinho), Rogerio Caetano (violão 7 cordas), Thiago da Serrinha (percussão), Camilo Mariano (bateria), Paulinho Braga (bandolim), Ruy Mário e Manoel Braga (Sanfonas), Wanderson Silva (percussão boi) e participações especiais de Paulinho Pedra Azul (voz), Silvério Pontes (trompete), Dirceu Leite (clarinete), entre outros.

Com tudo isto, o desejo de conhecer este belo trabalho só pode ser grande. Então vamos à nossa audição de hoje. Clica no rádio e desfrute de "5 Gerações", um projeto dos músicos Osmar do Trombone e Osmar Junior. A eles, e a todas as gerações dos Furtado, nossos aplausos.

Quer mais? Assista aqui o making off do projeto "5 Gerações"