5 de fevereiro de 2021

Ruy Godinho, autor da série literária "Então, foi Assim?", anuncia o lançamento de uma nova plataforma para viabilizar projetos culturais.

Ruy Godinho autor da série de livros "Então, foi assim?" - Foto: divulgação

Em 5 de fevereiro de 1955, na cidade de Belém do Pará, nascia Ruy Godinho e o Brasil ganhava um dos seus maiores pesquisadores e divulgadores da música nacional. Hoje celebramos seu aniversário e registramos um pouco da sua trajetória, aplaudindo a grande contribuição que ele traz para divulgação da história, preservação da memória e produção musical brasileira.

Ruy Godinho chegou a cursar a faculdade de Direito, sem concluir o curso. A partir do ano de 1996 escreveu para jornais em Brasília, sempre sobre cultura, principalmente, sobre shows, disco e livros. Ele foi um dos fundadores e diretor da TV Comunitária de Brasília. Atuando naquela cidade, também em outras emissoras de TV, produziu e dirigiu vídeos institucionais e diversos shows de artistas locais, além de atuar como palestrante sobre processos criativos de música brasileira.

Ente outros feitos no cenário das artes, atua como multimídia, produzindo áudio visuais e obras editoriais. Ruy Godinho é autor da série de livros "Então, foi assim? - Os bastidores da criação musical brasileira", com quatro volumes lançados entre os anos de 2008 e 2017, com um quinto volume inédito sob o título de "Então, foi Assim? - Compositores Nordestinos" e ainda, um sexto volume, intitulado "Então, Foi Assim? - Compositores Mineiros" que revela os processos criativos das obras.
O nome da série também é a de um  programa de rádio que ele produz e apresenta desde agosto de 2010 e que é retransmitido por mais de 270 emissoras por todo o Brasil.

Recentemente Ruy Godinho anunciou, em uma entrevista concedida ao programa "Baú Musical" transmitido pela TV Comunitária de Brasília, e da qual é um dos fundadores, o lançamento da Plataforma VALEU para financiar projetos culturais. E de acordo com o escritor, será através desta plataforma que será reiniciada, entre fevereiro e março, a campanha para produção editorial do volume "Então, Foi Assim? - Compositores Mineiros", com cerca de 50 músicas do Clube da Esquina. A obra tem previsão de lançamento até junho deste ano.

Vamos assistir aqui, a entrevista na íntegra transmitido em 26 de janeiro de 2021. Nela Godinho nos conta sobre a criação da TV Comunitária de Brasília, mais sobre a coleção "Então, foi assim?" e o lançamento da Plataforma VALEU, que será lançada para financiar projetos culturais. Além disso ele adianta uma história surpreendente sobre a composição "Bem te vi", de Paulinho Pedra Azul. Esses e outros assuntos veremos nessa edição do programa Baú Musical, ancorado pela jornalista Camila Piacesi.

Fontes de pesquisa: