18 de fevereiro de 2021

Portaria publicada no DOM autoriza a volta de apresentações musicais em bares e restaurantes em BH, a partir de hoje.

A volta das apresentações musicais ao vivo em bares e restaurantes de BH estão autorizada a partir desta quinta (18), de acordo com a PORTARIA SMSA/SUS Nº 0060/2021 publicada no DOM (Diário Oficial do Município). A prática nos estabelecimentos exige, no entanto, que uma série de medidas sejam seguidas, visando evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

As apresentações podem voltar a acontecer, mas a portaria assinada pelo secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, estabelece que estão estão proibidos espaço para dança, permanência do público em pé, exibição de eventos esportivos e outras atividades de entretenimento que possam causar aglomerações. Os bares e restaurantes deverão seguir também um protocolo estabelecido pela SMSA (Secretaria Municipal de Saúde) que inclui:
  • Instalação de barreira física de vidro, acrílico ou outro material eficiente, com anteparos frontais e laterais, para separação entre o palco/músico(s) e o público;
  • Uso obrigatório de máscara facial com cobertura de nariz e boca para os integrantes da banda, em todas as situações em que quando for possível e equipe técnica;
  • Não permitir o compartilhamento de microfones, equipamentos e instrumentos sem a prévia higienização;
  • Não permitir espaço para dança durante a apresentação musical ou em qualquer situação;
  • Não permitir circulação do(s) músico (s) entre o público;
  • Promover orientação ao público quanto às medidas de segurança para a prevenção da covid-19 imediatamente antes do início de cada apresentação, com ênfase no distanciamento mínimo uso correto de máscaras e o risco do compartilhamento de objetos.
A portaria pode ser lida na íntegra clicando aqui.