3 de fevereiro de 2021

A música brasileira de verdade, por Gustavo Simão.

Gustavo Simão, o Guta do Pandeiro - Foto: divulgação
"Aqui, música brasileira de verdade". Assim Gustavo Simão,  apresentador do Programa Clube do Choro de São Paulo, define sua produção semanal transmitida pela Rádio Brasil Atual.
Guta do Pandeiro, como Gustavo Simão é carinhosamente chamado, além de produtor é também apresentador do programa que a cada edição demonstra seu louvável esforço de difundir a música brasileira de alta qualidade e, em especial, a cultura do Choro produzido em todo o Brasil. E não foi diferente no último domingo (31) quando destacou na playlist do programa, músicos e compositores mineiros.

Já na abertura,  Rubim do Bandolim e o violonista Silvio Carlos 7 Cordas foram realçados na execução de Bahianas Brasileiras Nº 5 (Heitor Villa Lobos) em uma gravação do grupo mineiro Flor de Abacate, do qual os músicos são integrantes.

Na sequência, um dos álbuns em destaque daquela edição foi o "Cativante" do músico Marcelo Jiran, conhecido por sua grande competência e múltiplas habilidades musicais. Na ficha técnica do CD Jiran assina várias composições, arranjo, instrumentação, gravação, mixagem e masterização.  Nesse álbum, o multi instrumentista toca piano digital, acordeom, violões de 6 e 7 cordas, bandolim, flauta transversal, saxofones (alto e soprano), baixolão e percussão. Quanto a  isso Guta informa: "confesso, esse é o único disco que conheço feito por um único músico".  Duas faixas autorais de Marcelo Jiran estão no programa e vamos poder ouvir: "Garboso" e "Joca no Choro".

Além desses nossos amigos mineiros, temos também a oportunidade de ouvir "Dia de Preto Velho", uma composição de Claudionor Cruz, mineiro da cidade de Paraibuna. A execução é feita pelo grupo Terno Carioca. Também do Rio de Janeiro é o grupo Regional Carioca que executa "Aquilim e seu Trompete" de Marlon Júlio.
Na seleção musical do programa foi incluída a composição "Despertar da montanha", obra de Eduardo Souto na interpretação de Nelson Souto, filho do compositor.  Uma interessante história acompanha essa composição, cujo enredo contamos neste post já publicado: "Eduardo Souto: o maestro brasileiro que acordou o Rei Belga com uma orquestra escondida na mata". Aproveite para ler também.

Encerrando essa edição do programa ouviremos "Correnteza" composição de Tom Jobim e Luiz Bonfá na belíssima interpretação do duo formado por Tibô Tellor e Léa Freire.

Agora é só liga o nosso rádio e ouvir a música brasileira de verdade!

Programa Clube do Choro de São Paulo - 31 Janeiro 2021