11 de janeiro de 2021

Processo seletivo para a Orquestra Jovem de Minas tem prazo prorrogado.

Permanecem abertas até o dia 8 de fevereiro as inscrições para o processo seletivo da Orquestra Jovem de Minas. Podem se inscrever interessados entre 18 e 29 anos, que já toquem um instrumento e tenham disponibilidade para ensaios e apresentações. O grupo será formado e ensaiado no ano de 2021 para dar início aos desdobramentos que vão em direção aos objetivos do Umoja, projeto que trabalha na capacitação de instrumentistas.

O grupo terá 58 músicos, arregimentados de forma mista, entre profissionais qualificados e jovens em formação. Os instrumentistas da orquestra deverão ter formação básica em violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, trombone, tuba, tímpano e percussão. Com tutela profissional, os jovens participantes da orquestra serão capacitados e aprenderão não apenas a dominar a arte de seus instrumentos, mas também a disseminar esse conhecimento, se tornando difusores de conhecimento em diferentes projetos musicais ao redor do estado, promovendo um intercâmbio cultural, capacitando, incentivando o acesso à arte e captando novos talentos.

A regência ficará a cargo do maestro Marcelo Ramos, professor de música da UFMG e com uma extensa bagagem profissional, através de passagens pela Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e convites para regências dentro e fora do país.

O processo de inscrição consiste em duas etapas e, assim como a participação na orquestra, é totalmente gratuito. O regulamento e ficha de inscrição estão disponível no site http://umoja.com.br/inscricoes/