SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

12 de janeiro de 2021

Todo respeito aos 8 baixos de Luizinho Calixto.

Luizinho Calixto - Foto: reprodução

O programa Brasil Encanto é uma produção desenvolvida e executada pelo Núcleo de RTVCA da Casa de Vovó Dedé e tem como objetivo divulgar o melhor da música brasileira, como o Choro, o Samba, a Gafieira, entre outros gêneros. Na edição que divulgamos hoje, o grande destaque é o acordeonista Luizinho Calixto, um mestre descoberto por Jackson do Pandeiro. 

Luizinho Calixto, nasceu na cidade de Campina Grande na Paraíba no ano de 1956. Vem de uma família de instrumentistas da sanfona de 8 baixos. Tudo começou com Seu Dideus, o pai de quatro sanfoneiros, o primeiro deles é Zé Calixto, depois Bastinho Calixto, João Calixto, e o caçula Luizinho Calixto, que começou a tocar sanfona de 8 baixos com 10 anos de idade. A sanfona de 8 baixos é tido como um instrumento de grande dificuldade de execução e são poucos instrumentistas brasileiros que tem domínio desse instrumento. Luizinho é tido como um dos melhores do Brasil na atualidade.  

No modelo de 8 baixos quando uma nota é pressionada e abre-se o fole, é emitido um tom, mantendo a mesma nota pressionada fechando o fole, é emitido outro tom. Nos países da Europa, existem 9 modelos de afinação deste instrumento, por lá conhecido como Diatônico, muito diferente do sistema de afinação que se toca aqui no Brasil, é bom lembrar que a afinação da sanfona de 8 baixos mais usada no nordeste do Brasil é bem mais difícil do que os 9 modelos de Diatônicos da Europa, é também uma afinação desconhecida pela grande maioria da população mundial, e até em alguns dos estados do Brasil. Torna-se mais difícil porque não se tem conhecimento de existência de Escola em parte nenhuma do mundo e, é um instrumento que não obedece escala musical.  Uma particularidade do instrumentista Luizinho Calixto é que além de dominar com maestria o instrumento, ele canta e acompanha-se muito bem. 

Descoberto por Jackson do Pandeiro, Luizinho Calixto mudou-se para o Rio de Janeiro na década de 70. Em 1975 gravou seu primeiro disco intitulado “Vamos dançar Forró”. Foi também nessa época que teve a oportunidade de tocar além de Jackson do Pandeiro, também com Sivuca, Dominguinhos e Luiz Gonzaga.  Luizinho residiu 06 anos no Rio, depois, retornou a sua terra natal, a cidade de Campina Grande na Paraíba. De lá, para Fortaleza (CE), onde reside desde 1982. Ao todo ele já gravou 11 discos entre vinil e cds e tem sucessos gravados por Beto Barbosa, Dominguinhos, Zé Calixto, Bastinho Calixto, Magno, e outros. 

Nessa edição do programa Brasil Encanto, nossa audição de hoje, Luizinho se apresenta acompanhado pelo Trio Brasil Encanto formado por Igor Ribeiro (percussão), Lucas Ervedosa (violão 7 cordas) e Luiz José (cavaquinho).
Fiquem com o som desse músico incrível e com o repertório impecável que ele nos apresenta. Apreciem.