19 de janeiro de 2021

Casa do Choro lança projeto de financiamento para construção da Linha do Tempo do Choro. Saiba como contribuir.

A Casa do Choro, embarcou em uma nova jornada. Das décadas de pesquisas sobre os mais variados aspectos sonoros, gêneros formadores, intérpretes, instrumentos, acervos de partituras, registros fonográficos e formações instrumentais realizada pelos diversos profissionais e colaboradores da instituição, nasceu um sonho chamado Choro Timeline. Um projeto que será viabilizado via financiamento coletivo (Campanha Matchfunding BNDES+).

O embrião da Casa do Choro foi o projeto Escola Portátil de Música, criado no ano de 2000 na Sala Funarte, e que hoje funciona na UNIRIO/Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – tornando-se um curso de extensão na graduação em Música que atrai milhares de alunos e interessados no gênero.

O projeto Timeline pretende apresentar o patrimônio sonoro construído ao longo de décadas em uma linha do tempo interativa, de forma didática, lúdica e criativa. Através de vasto material documental – fotos, gravações históricas, notícias de jornal, depoimentos e vídeos – a história deste gênero musical será mostrada de uma forma nunca antes vista.

O Choro é uma história viva, construída a cada show, cada roda, cada aula, cada nova composição. E todos nós, músicos ou não, podemos contribuir para a construção dessa história através de um financiamento coletivo. Para participar e saber mais detalhes assista ao vídeo a seguir e a acesse o link: https://benfeitoria.com/choro.

Recompensas - Os participantes, além de viabilizar esse importante projeto de preservação da memória do autêntico gênero musical brasileiro, também terão acesso a várias recompensas que variam de acordo com o valor da contribuição. São elas: cartões virtuais, cartões postais com ilustrações assinadas por Renato Amorim retratando músicos do sec. XIX, partituras em PDF mais play along para estudos, versão digital do renomado livro "O Choro" de autoria de Alexandre Gonçalves Pinto mais assinatura da Casa do Choro Digital, camisetas, Caderno do Choro, ingresso para noite de lançamento na Casa do Choro ao som de grandes nomes do Choro, ingresso para Oficina Timeline (encontro virtual com os pesquisadores), bordados exclusivos da série Choro em Linhas, oficina virtual e inédita com Paulo César Pinheiro mais livro autografado, acesso a uma das vagas do Choro timeline masterclass (com mediação em inglês e japonês), bolsa de estudo para jovens e crianças na Escola Portátil de Música, Passaporte Casa do Choro com 6 meses de acesso franqueado para todos os shows, Choro dedicado que será uma composição criada especialmente para você, Roda de Choro acústica com 5 músicos em seu evento ou  ainda a Chancela de Patrocinador quando seu nome ou de sua empresa estará eternizada no projeto. Participe e contribua com esse valioso registro da história do Choro.