3 de novembro de 2020

Live Abre a Roda nas Redes tem sua primeira edição nesta terça e as flautistas Raissa Anastasia e Marcela Nunes são as convidadas.

As lives do Abre a Roda Mulheres na Rede começam nesta terça (3), às 20 horas. E para inaugurar mais este espaço, o coletivo convidou as flautistas Raissa Anastásia e Marcela Nunes. Elas vão conversar sobre o cenário das mulheres compositoras, processos de composição no Choro e na música instrumental brasileira. A transmissão será pelo Instagram (@abrearodamulheresnochoro).

Raissa Anastásia é Mestre em Performance Musical (UFMG), Bacharel em Flauta Transversal (UEMG), Bacharel em Flauta Doce (UEMG) e Licenciada em Artes com ênfase em Música (UNIMONTES). Raissa também foi vencedora dos Prêmios Jovem Instrumentista BDMG (2005) e Jovem Música BDMG (2006).
A artista vem se descobrindo como multi-instrumentista, além de flauta transita pelo violão, cavaquinho, bandolim, clarinete e outros. É integrante do grupo Choro da mercearia e está na direção musical do grupo de choro “Abre roda mulheres no Choro”. A partir da proposta do grupo, iniciou uma pesquisa sobre repertorio de mulheres compositoras de choro descobrindo mais de 70 compositoras do gênero.
Fez cursos de composição de choro com Mauricio Carrilho, com o Sexteto Gaúcho e com o flautista e compositor Marcelo Chiaretti e tem 24 composições seguindo a linha do choro brasileiro.

Marcela Nunes é flautista e compositora. Bacharel em Flauta Transversal e Mestre em Performance Musical pela Escola de Música da UFMG. Foi vencedora do 19º Prêmio BDMG Instrumental em 2019. Participa ativamente da cena musical de Belo Horizonte apresentando seu trabalho como intérprete e compositora. Integra o grupo Choro Nosso, com trabalho de pesquisa e difusão do Choro produzido em Minas Gerais e também o quinteto da pianista Luísa Mitre. Em 2015 lançou o Cd autoral Em Casa, em parceria com o músico Renato Muringa. Já participou dos grupos Misturada Orquestra e Flutuar Orquestra de Flautas com gravação de Cds e realização de diversas apresentações. Venceu em 2006 o Prêmio BDMG Jovem Instrumentista e em 2010 os Prêmios BDMG Jovem Músico.