SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

24 de novembro de 2020

A escola do violão de 7 cordas brasileiro: da origem às manifestações atuais.


"A escola do violão de 7 cordas brasileiro: da origem às manifestações atuais" é o título do excelente artigo assinado pelo instrumentista Marcello Gonçalves e que constitui um recorte de sua tese de doutorado, onde ele faz  um levantamento de características da linguagem brasileira do violão de 7 cordas, focalizando sua aplicação no contexto solista e seu ensino no ambiente acadêmico. 
Para esse procedimento, o autor focalizou mais detidamente o trabalho de quatro violonistas: Dino 7 Cordas, que é caracterizado como o criador dessa linguagem violonística, Raphael Rabello, Rogério Caetano e Yamandu Costa. De acordo com o autor, esses violonistas foram escolhidos pelo fato de serem quatro dos mais influentes e produtivos violonistas dessa linguagem e também por ser possível observar, em seus respectivos trabalhos, um fio condutor, um senso de linhagem, uma espécie de DNA, de sotaque comum. 

O artigo é nossa dica de leitura de hoje . Ele está disponível para download  através do Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós Gradução em Música da UFRJ.  Acesse aqui e boa leitura.

Marcello Gonçalves estudou com grandes nomes do violão brasileiro, como Maurício Carrilho, Marco Pereira e Dino 7 Cordas. É um dos integrantes do conjunto musical instrumental de choro Trio Madeira Brasil, que também é composto pelos músicos Zé Paulo Becker e Ronaldo do Bandolim.


.