23 de outubro de 2020

Sons da Cidade - 2ª Mostra de Violões de Belo Horizonte abre programação com concertos de Mara do Nascimento, Gilvan de Oliveira , Fernando Araújo e Mônica Pedrosa.

Mara do Nascimento fez a abertura da primeira noite de concertos da 2ª Mostra de Violões de Belo Horizonte

A 2ª edição dos Sons da Cidade - Mostra de Violões de Belo Horizonte segue com sua programação imperdível. Na noite de ontem, dando início aos concertos programados pelo evento, foi possível deleitarmos com performances de grandes instrumentistas como Mara do Nascimento, Gilvan de Oliveira e o duo formado por Fernando Araújo e Mônica Pedrosa. A programação segue até este sábado (24) com rodas de conversa e mais concertos.

Nesta sexta (23), a programação inclui rodas de conversas sobre os "Os impactos da pandemia no contexto dos festivais de música", às 17 horas. Os convidados serão Manuel Gama e Juan Falú, com mediação de Fernando Chagas e Carlos Walter. E logo após, às 20 horas, os mediadores recebem Beto Fernandes e Pollyana Campos Mendes para uma segunda sessão.

A programação terá sequência amanhã, sempre com transmissões pelo canal do Youtube do Instituto Abrapalavra, realizador do evento. Para o último dia do evento, os organizadores prepararam uma roda de conversa, às 17 horas, sobre "Os desafios econômicos para o setor musical no contexto da pandemia", tema que será tratado por Geraldo Vianna e Juarez Moreira, com mediação de Alessandro Soares. O encerramento do evento será com Geraldo Vianna e Juarez Moreira com dois concertos que acontecem a partir das 20 horas.
Fiquem ligados e acompanhem maiores detalhes pelo perfil do Instituto no Instagram

Para quem perdeu ou gostaria de assistir novamente, trouxemos o Concerto de abertura
que inicia com a violonista, compositora, produtora e consultora cultural, Mara do Nascimento
Ela que iniciou seus estudos de violão aos 14 anos e aos 16 já estudava violão clássico com o professor José Lucena Vaz, um dos patronos do violão na universidade pública no Brasil. Além de tocar com grandes nomes como Marcos Vianna e Yuri Popov ainda adolescente, ela gravou seus dois primeiros álbuns inteiramente autorais em 1980, tornando-se uma das pioneiras na produção independente violonística em Minas Gerais. Atualmente aguarda o lançamento de seu  álbum "Maroca", através do qual poderemos ouvir releituras com arranjos próprios para temas não autorais. Neste momento ela está finalizando o repertório para um próximo CD com músicas de seus compositores prediletos.

O segundo momento da noite foi com Gilvan de Oliveira, considerado por tantos como um tesouro do violão mineiro. Além de violonsita, cantor, compositor e arranjador ele tornou-se um mestre e expoente da seara da música brasileira. Gilvan se interessou por música desde criança e começou a tocar violão ainda na adolescência. E dando sequencia à sua formação musical, estudou com Joe Diorio, professor da GIT - Guitar Institute of Technology de Los Angeles / USA.
Ele foi professor e diretor na Música de Minas Escola Livre, criada por Milton Nascimento e Wagner Tiso.  Gravou e se apresentou em todo o Brasil, como solista ou acompanhando artistas como: Milton
Nascimento, Gilberto Gil, Renato Teixeira, Paulo Moura, Nelson Aires, Dominguinhos, Elza Soares,  Dory Caymmi, Paulinho Pedra Azul, Tavinho Moura, entre outros tantos. Foi parceiro de Fernando Brante em trilhas para espetáculos premiados e mantém carreira no exterior, tendo tocado nos EUA, Cuba, países da América do Sul e Europa, onde dividiu um concerto com Cesária Évora. Gilvan fez também participação especial em concerto de Al Di Meola , entre outros feitos.

Finalizando a primeira noite de concertos, o duo formado pelos músicos Fernando Araújo e Mônica Pedrosa, também professores da Escola de Música da UFMG.
Juntos realizam há anos um intenso trabalho de pesquisa e valorização da canção erudita brasileira, trabalho esse registrado no CD e livro de partituras “Canções da Terra, Canções do Mar” e na gravação das canções com violão de Francisco Mignone, que será brevemente lançada pelo Selo SESC.
“Canções da Terra, Canções do Mar” é composto de 18 canções para canto e violão de compositores eruditos brasileiros, quatro delas escritas originalmente para essa formação e as outras transcritas a partir dos originais para canto e piano ou orquestra. Um fio temático une essas canções: todas elas, de alguma forma, falam de terra e de mar, retratando sentimentos espalhados na natureza, nas florestas, na lua, na imensidão das paisagens. Abrangendo o período que vai da década de 1920 à 1990.

Apreciem  através desse vídeo, os concertos de abertura e
se programem para acompanhar toda a programação.