7 de outubro de 2020

O brilhante imaginário musical de Carlos Walter em uma audição imperdível.

Carlos Walter - Foto: Alexandre Rezende

O Mistura Fina é uma das excelentes opções que compõe a grade de programação da Rádio Inconfidência, cujo conteúdo nos apresenta a música sob a perspectiva de grandes instrumentistas e compositores brasileiros. Sua audição resulta em surpresas e descobertas muito agradáveis. E isto se aplica ao que aconteceu na edição do programa exibido em 15 de setembro, cujo conteúdo foi produzido e apresentado pelo violonista mineiro e também associado ao Clube do Choro de BH, Carlos Walter.

Além de violonista muito respeitado por tantas qualidades, Carlos também é compositor e pesquisador. Desta última atividade resultam produções literárias dentre as quais destacamos a obra "O violão e as linguagens violinísticas do Choro", cuja sinopse você encontra aqui

Marcando presença no Mistura Fina, ele nos contou sobre suas raízes, trajetória, vivências e memórias musicais. Na playlist escolhida para esta edição, incluiu composições destacadas entre os clássicos da era do rádio e da virtuosa cena instrumental mineira, com obras assinadas individualmente por Severino Araújo e Toninho Horta. Carlos Walter ainda trouxe para esta programação, pessoas que exerceram influência em sua carreira como o próprio pai, Álvaro Augusto Walter e parceiros musicais como os violonistas mineiros Sérgio Ramos, que também foi seu professor e Silvio Carlos, com quem compõe o duo 13 Cordas, além do multi-instrumentista, Marcos Frederico. E é claro, não poderia faltar uma de suas composições autorais que estão registradas no CD/Guitar Book Calendário do (A)Feto, pelo qual ganhou o Prêmio Melhores da Música Brasileira (2015).
Ele também traz novidades recém lançadas por Yamandu Costa, pelo gaúcho Fernando Graciola e pelo genial húngaro e cidadão mineiro por escolhaIan Guest. E tem muito mais, incluindo Hermeto Paschoal, Marcelo Jiran e outros brilhantes que ilustram este imaginário musical de audição imperdível.

O programa foi ao ar em setembro e hoje ele toca no nosso rádio para você que perdeu ou para relembrar. Ligue e ouça.

Mistura Fina

Com Uma personalidade diferente a cada semana