14 de outubro de 2020

Acervo Violão Brasileiro promove ciclo de aulas online. Grandes nomes da música instrumental integram a programação gratuita.

O Acervo Digital Violão Brasileiro vem com tudo e outras notas mais, para o evento online e gratuito que inicia a partir de hoje. O primeiro ciclo Aulão do Acervo, reunirá o elenco de nove professores dos cursos produzidos pelo portal. E nesta quarta (14), das 19 às 21 horas, o encontro ao vivo será com Francis Hime, Carlos Walter e Guilherme Lamas, três nomes de peso que tratarão respectivamente dos temas Composição e arranjo, A música e o Direito, Samba e Choro no 7 cordas.

O Aulão do Acervo são encontros com temas bem variados, sempre das 19h às 21h, em quartas sequenciais de outubro, até o dia 28. Paulo Bellinati, Duo Siqueira Lima e Francis Hime integram a programação. Encontros incluem assuntos variados com Guilherme Lamas (violão 7 Cordas), Carlos Walter (música e direito), Tabajara Belo (Improvisação), Conrado Paulino (harmonia), Salomão Habib (violão amazônico) e Thiago Abdalla (estúdio de gravação).

No primeiro dia do aulão (14), o violonista, compositor, professor da Unicamp e doutor em violão 7 cordas, Guilherme Lamas, vai ensinar um pouco sobre a linguagem de choro e samba no instrumento. Ele também vai falar um pouco sobre repertório, transcrição e fraseado.
Após Guilherme, o violonista e advogado Carlos Walter vai oferecer dicas a empreendedores culturais que buscam otimizar o seu desempenho profissional com segurança jurídica e planejamento estratégico. Ele vai abordar aspectos jurídicos do exercício profissional (constitucionais, trabalhistas, previdenciários, sindicais, cíveis, autorais e empresariais).
Encerrando a primeira noite, o compositor, arranjador e pianista Francis Hime vai falar sobre composição e arranjo, utilizando como referência suas próprias canções, além de abordar curiosidades, parcerias e arranjos (banda e orquestra). E haverá alguns detalhes do curso que Francis vai ministrar a partir do dia 20 de outubro, cujas inscrições estão abertas.

O ciclo é uma iniciativa do Acervo Violão Brasileiro, com apoio da Carvalho Lutheria e do App Dicionário de Acordes da MobiDic Chords. Maiores informações no site do Acervo Violão  Brasileiro.
Reservas pelo acervoviolaobrasileiro@gmail.com.

E desde já estaremos na boa companhia do violonista Carlos Walter e do seu parceiro musical, Sílvio Carlos, ambos associados ao Clube do Choro de BH.
No vídeo que inaugurou a série de homenagens que o Acervo Violão Brasileiro promoveu aos 90 anos de nascimento do lendário Paulinho Nogueira (1927-2003), o Duo 13 Cordas formado por Carlos e Silvio, interpreta de forma virtuosa Bachianinhas Nº1, esse Choro antológico do homenageado. Apreciem, aplaudam e peçam bis.