25 de setembro de 2020

Regional Imperial comemora os 10 anos do grupo com show online, neste sábado.

O aplaudido Regional Imperial está completando 10 anos de formação e a comemoração acontece neste sábado (26), às 19 horas, com uma apresentação online pelo projeto Música no Deck, realizado pelo Sesc Santana.

Tendo como base e inspiração os grandes regionais da história da música popular brasileira, o Regional Imperial surgiu com a proposta de continuar propagando esse tipo de acompanhamento, tão tradicional e tão nobre. Nascida desde os primórdios da música popular brasileira (ainda no século XIX), a formação contando com dois violões, um cavaquinho e um pandeiro serviu de base para inúmeros instrumentistas solistas e cantores, atuando em discos, programas de rádio e exibições públicas.

Criado a partir da reunião de quatro jovens músicos, o grupo tem como referência, sobretudo, os regionais de Benedito Lacerda, Canhoto e Época de Ouro, que fizeram escola na MPB e é formado por João Camarero (violão de 7 cordas), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaquinho) e Rafael Toledo (pandeiro).

Depois de muito ouvir e pesquisar sobre esses brilhantes regionais e frequentar incontáveis rodas de choro em São Paulo e no Rio de Janeiro, os jovens instrumentistas resolveram montar um grupo lançando mão da instrumentação tradicional dos regionais e que pudesse escudar cantores e instrumentistas variados, revigorando um tipo de acompanhamento pouco executado atualmente.

Ao conjunto deu-se o nome de Regional Imperial, para reforçar a nobreza inerente aos regionais de outrora, e que o grupo faz questão de homenagear. Sem se prender a conservadorismos e também fugindo de uma modernização sem estofo, o Regional Imperial busca uma sonoridade que, respaldada pela tradição, possa também ter sua originalidade, a partir de suas próprias interpretações. A proposta de não ter um solista fixo aumenta as possibilidades do conjunto, no intuito de que ele possa servir como base para vários artistas convidados, como é o caso da apresentação deste sábado, quando receberão o violonista João Lyra.

A festa de 10 anos do Regional Imperial será transmitida pelos canais do YouTube, Facebook e Instagram do Sesc Santana. Acesse um dos canais de transmissão e já programe o alarme, pois esta programação é imperdível!
.