2 de setembro de 2020

Papo de Pife, produção de André Siqueira começa a segunda temporada na próxima sexta. Confiram.

Além de flautista, professor de música e produtor de conteúdos musicais pela internet, André Siqueira é também o idealizador e produtor do projeto Papo de Pife, uma série de lives semanais que convida personagens de expressão do universo da flauta para tratar de assuntos relevantes e enriquecedores. O Papo de pife vai ao ar semanalmente pelo Instagram do Trem de Doido e por lá já passaram nomes de referência  como Carlos Malta, Daniel Magalhães, Edmilson do Pífano e Alexandre Rodrigues.

Agora, em sua segunda temporada, o projeto abre o espaço para as mulheres e a primeira convidada é a instrumentista Vitória Maryellen, também conhecida como Vitória do Pife. Embarque no Papo de Pife na próxima sexta feira, dia 04/09. O Trem sai às 11 da manhã .

Vitória Maryellen. Nascida e criada em Caruaru ela conheceu o pífano em 2017 através do mestre João do pife. O mestre foi quem lhe incentivou desde o começo, ensinando músicas, a fabricar o instrumento, a colher o material (as famosas tabocas), a fazer seu próprio forno, dentre outras artes do viver. Daí se encontrou na música, tocando em semáforos, praças, ruas e bancos. Iniciou um projeto/brincadeira no bairro do salgado com crianças da comunidade chamado Passarinho Passarada, onde ensinou pife e convidou artistas para dar oficinas de teatro, desenho e biodança.Participando ainda de bandas como o grupo Cambapé, Camoranas, Banda de Pífanos nossa senhora das Graças, Orquestra de Pífanos de Caruaru e a banda Zé do Estado. Hoje em dia dá aulas online de Pífano e Zabumba, confecciona pífanos e pifa- pra não pifar.

André Siqueira é natural de Varginha MG,  iniciou seus estudos na música aos 11 anos com violão/guitarra/gaita, posteriormente entrou no Conservatório Estadual de Música Marciliano Braga e estudou com a professora Leonilda Batista. Bacharel em Música com habilitação em Flauta Transversal na Escola de Música da UEMG. Licenciado em Música pela FAMOSP.
Em 2014 gravou o CD “Espere um pouquinho” com o grupo de choro Quinto do Choro, no mesmo ano foi vencedor do prêmio Jovem Músico do BDMG. Em 2017 foi vencedor do prêmio Jovem Instrumentista do BDMG. Em 2019 gravou o CD "Oná" de André Oliveira. Atualmente desenvolve seu projeto independente “André Siqueira e o Trem de Doido”, integrante do Duo Vera Cruz que grava o primeiro disco autoral com participação de Toninho Horta.
André Siqueira também toca no grupo de Choro Roda do Padreco e no primeiro bloco carnavalesco de Choro de BH, o Bloco do Alfredim.

Até lá, ouça este belo arranjo para a composição de Milton Nascimento e Fernando Brant,"Maria Três Filhos", com André Oliveira (pífano), Alice Valle (Pífano), André Oliveira (Viola Caipira), Daniel Guedes (Pandeiro),Mari Carvalho (Percussão) e Daniel Melão (Percussão).