22 de setembro de 2020

Dilermando Reis, o mestre do violão de aço e sua particular sonoridade.

Dilermando Reis nasceu em setembro de de 1916, em Guratinguetá - SP,
faleceu em janeiro de 1977, na cidade do Rio de Janeiro, deixando uma trajetória de imenso sucesso

Um dos mais importantes violonistas brasileiros, Dilermando Reis completaria hoje 104 anos. Ele atuou como instrumentista, professor de violão, compositor, arranjador e também deixou uma obra vultuosa, versátil, composta de guarânias, boleros, toadas, maxixes, sambas-canção e principalmente de valsas e choros. Apontado como o primeiro violonista de grande sucesso no disco, ele foi responsável por uma maior popularização do instrumento em todo o país. Dono de um estilo e sonoridade bem particulares, Dilermando Reis fez escola e espalhou seguidores Brasil afora.

Celebrando o aniversário do mestre do violão de aço, trazemos uma edição do Programa "Hoje é dia de Choro" dedicada a Dilermando Reis com obras interpretadas e histórias contadas por Genésio Nogueira e Francisco Araújo". Apreciem.

Documentário: Homenagem a Dilermando Reis / Programa "Hoje é dia de Choro"
(00:58) Cavaquinho Encabulado
(04:10) Noite de Lua
(08:31) Iracema
(10:32) Se Ela Perguntar
(15:22) Vê Se Te Agrada
(18:04) Xodó Da Baiana
(22:28) Maria Bethânia (Capiba)
(27:13) Caboclinho
(30:14) Dr. Sabe Tudo
Intérpretes: Francisco & Genésio Nogueira.
Arquivo: Raíssa Amaral - Francisco Araújo