4 de setembro de 2020

Conservatório UFMG comemora 20 anos como espaço cultural e lança hoje um vídeo para relembrar esta rica história.

Conservatório UFMG - Fachada principal em estilo neoclássico.  Foto: Secult.mg

O Conservatório UFMG está comemorando 20 anos como espaço cultural. Ao longo de duas décadas, vem oferecendo ao público uma programação musical intensa e diversificada com concertos gratuitos e de qualidade, valorizando e divulgando talentos. E por vários momentos, o Clube do Choro de Belo Horizonte ocupou seus espaços através de eventos e shows que objetivaram divulgar o Choro como um gênero de grande importância no cenário artístico em nossa cidade.
Por isso, unimos nossos aplausos a esta celebração que o Conservatório preparou para hoje. Estreia nesta sexta (4) um vídeo inédito que nos relembra um pouco da história destes 20 anos do Conservatório UFMG.

Dedicado ao ensino da música, o Conservatório passou a integrar a Universidade Federal de Minas Gerais em 1966, funcionando como sua Escola de Música por trinta anos, até a transferência da unidade para o campus Pampulha. Após abrigar a Comissão Organizadora do Centenário da cidade em 1997, o prédio passou por grande reforma, sendo restaurado e ampliado, e teve seu novo formato inaugurado em agosto de 2000, já sob o novo nome, Conservatório UFMG.

Além de belíssimo, o edifício cuja construção é de 1925, assim como elementos que o compõem, são reconhecidos como patrimônio cultural pelo IEPHA - Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
O conjunto foi tombado em âmbito estadual em 15 de março de 1988. O tombamento levou em conta não só a edificação, mas também a função social marcante na vida musical e cultural de Belo Horizonte.

Sala de Recitais (Auditório) do Conservatório UFM. Em destaque, no palco, piano Steinway & Sons
  e tela de Antônio Parreiras, com cena da Òpera Tiradentes. Foto: Foca Lisboa

A construção tem estilo neoclássico, inspirando-se em releituras da arquitetura clássica europeia, baseadas em razão e equilíbrio. Em sua fachada principal destacam-se as colunas colossais de fuste canelurado e capitel coríntio. Em seu interior, a escadaria central com um grande vitral que ilumina o pátio interno, além de obras pictóricas na Sala de Recitais (Auditório). São treze telas que retratam cenas da Ópera Tiradentes, de Manoel Joaquim de Macedo Júnior e que estão registradas Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos.

Detalhe do capitel da fachada principal
sendo restaurado em 1999 - Foto Éber Faioli

Piso de ladrilho hidráulico, no 2º pavimento. Está registrado no Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. Foram restaurados em 1999, conforme projeto original. Foto de Bruna Acácio.

O VITRAL E A ESCADARIA PRINCIPAL
(vista desde o 2º piso) estão registrados no
 Livro do Tombo Histórico, das obras de Artes Históricas e dos Documentos Paleográficos ou Bibliográficos. Fotos de Foca Lisboa

Fiquem agora com o especial: CONSERVATÓRIO UFMG - 20 ANOS COMO ESPAÇO CULTURAL que nos exibe detalhes e curiosidades deste importante espaço, através de imagens  e depoimentos históricos.

(Fonte dados e fotos - Divulgação Conservatório UFMG)