6 de agosto de 2020

"Papo de Bandas" apresenta o universo das bandas de música em conversas ao vivo. O primeiro convidado é o trombonista Leonardo Brasilino.

"Todo mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos."  Jorge Fernando dos Santos

Foto: Omar Freire/Imprensa MG

A banda de música parece ter suas origens na França. E embora haja a confirmação da existência no Brasil de bandas militares na segunda metade do século XVIII, essa formação musical se tornou mais popular a partir de 1808 com a chegada do rei D. João VI que trouxe consigo as bandas da Brigada Real da Marinha Portuguesa que executaram vibrantes dobrados no seu desembarque no Rio de Janeiro. O desfile da Brigada foi o suficiente para deixar a população do Rio de Janeiro completamente encantada, incentivando a realização de vários concertos pelas outras formações existentes na época.

Em Minas Gerias, as bandas de música são populares e reconhecidas em função de seu valor histórico, artístico, estético, afetivo, simbólico, dentre outros. A Secretaria de Estado de Cultura possui o cadastro de cerca de 600 bandas de música em nosso Estado.

Entre estas está a centenária Banda de Música Benício Moreira, com sede em Santa Luzia,  que inicia nesse sábado (08/08), às 16h, o projeto Lives Benício – Papo de Bandas.
Trata-se de uma série conversas para interagir e apresentar temas sobre o universo das bandas de música. E o primeiro convidado é Leonardo Brasilino, músico que faz sucesso na cena artística de Minas Gerais. Não perca! A transmissão ao vivo acontecerá na página da banda no Facebook.

Até lá, fique com a Banda Música Benício Moreira nesta produção realizada durante a Pandemia. Os músicos nos apresentam uma emocionante execução da música Heal The World, uma das canções que mais vem inspirando o espírito solidário da humanidade neste momento. A canção composta pelo astro da música pop Michael Jackson (1958-2009) e lançada em 1992, traduz a esperança de que o mundo possa ser curado dos seus males e que possamos fazer “dele um lugar melhor” para “toda a raça humana”.

Leonardo Brasilino começou a estudar música e trombone aos 11 anos de idade, na Banda de Música Antônio Tibúrcio Henriques (que encerrou suas atividades em 1990) e Na Banda Benício Moreira, desde 1991.  Ele formou-se Bacharel em Trombone pela Escola de Música da UFMG e além de atuar como professor de Trombone no Centro de Formação Artístico / Palácio das Artes, Brasilino também integra o Coral de Trombones da UFMG e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais desde 2002. Participa de inúmeros concertos e montagens de óperas e no campo da música popular, atua em diversos grupos musicais e lançou em 2017 o CD Terra Brasilinis, seu primeiro álbum autoral.  Leonardo Brasilino foi um dos convidados da Semana Nacional do Choro 2017 promovida pelo Clube do Choro de BH quando o trombone foi o instrumento destaque.