18 de agosto de 2020

Brazilian Classical Guitar Community lança nesta sexta, via internet, a gravação da obra integral de violão do compositor Villa Lobos.

Heitor Villa Lobos

A Brazilian Classical Guitar Community (BCGC), organizada pelos violonistas Octávio Deluchi e Nicolas Porto Silva e as violonistas Camilla Silva e Gabriele Leite, é um coletivo que visa o compartilhamento de projetos de gravação de repertórios brasileiros para violão durante o período de distanciamento social. O primeiro deles envolve a gravação da obra integral de violão do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos e será lançado na sexta-feira (21/08) das 20h às 22h, nos canais do YouTube e do Facebook do grupo.

O projeto conta com 30 violonistas brasileiros residentes no país e no exterior tocando, cada um deles, uma obra de Villa-Lobos a partir de suas casas. As gravações, que não possuem fins lucrativos ou comerciais, foram feitas com equipamentos próprios de cada artista. Fazem parte deste primeiro projeto da BCGC nomes consagrados do violão clássico nacional, como Eduardo Meirinhos, Everton Gloeden,Gilson Antunes, Maria Haro, além do próprio Fábio Zanon. E também artistas em ascensão, como Anna Leone, Bruno Madeira, Felipe Garibaldi, Gabriele Leite, entre outros.

Músico, compositor erudito e maestro, Villa Lobos tornou-se reconhecido internacionalmente por revolucionar o conceito de nacionalismo musical, ao romper com a musicalidade acadêmica vigente no país no início do século 20. Desde 2009, na data do seu aniversário, 5 de março, comemora-se oficialmente o Dia Nacional da Música Clássica.

Aproveitando o ensejo, trazemos uma ótima indicação para a audição desta terça: uma seleção de composições de Villa Lobos pela  Rádio Batuta, veículo online do Instituto Moreira Salles. Entre as obras destacadas, é possível ouvir "Choro Nº1",  “Trenzinho do Caipira”, “O Canto do Cisne Negro” e “Melodia Sentimental”.

LIGUE O RÁDIO