1 de junho de 2020

Clube do Choro de BH completa 14 anos de fundação, celebrando seu lugar de destaque no cenário cultural e musical da cidade.

O Clube do Choro de Belo Horizonte acaba de completar 14 anos de fundação e mantendo viva sua missão de promover e difundir a Música Brasileira em nossa cidade.
Esta história tem as suas origens nas reuniões semanais das quintas-feiras, no tradicional Bar do Bolão (atual Butiquim Vila Rica), no bairro Padre Eustáquio, onde vários músicos, amadores e profissionais, se reúnem, desde 1993 até hoje, em maravilhosas rodas de Choro, abertas a todos os apreciadores de boa música, bom papo e agradável convivência.

Dessas reuniões surgiu o Clube do Choro de BH , fundado em uma Assembléia Geral realizada em 31 de maio de 2006, contando com a presença de 23 sócios fundadores. Nesta data foram iniciadas nossas atividades, aprovado o estatuto, eleitos o Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva e empossados seus membros efetivos para um exercício de 5 anos.
Atualmente, o Clube está sob a direção da chapa "Harmonia do Choro", reeleita para a gestão 2019-2021 e liderada pelo comunicador e atual Presidente, Acir Antão. O Clube tem como diretores em exercício, os associados eleitos Paulo Roberto Ramos (Diretor Cultural) e Amilton Costa de Faria (Diretor Administrativo-Financeiro). O Conselho Deliberativo é formado pelo Presidente, sócio fundador Jonas Cruz, além dos membros Luiz Otávio Savassi, Marcelo Ribeiro Batista, Hamilton Gangana e Oszenclever Camargo de Carvalho.

Nesse tempo de existência, a instituição conquistou seu lugar de destaque no panorama cultural e musical da cidade, além de muitos amigos e associados de grande importância no cenário do Choro brasileiro. O Clube construiu uma história pautada na amizade, no talento coletivo e contando com o apoio e contribuições imensuráveis. Nossa história se confunde parcialmente com a do Bar do Bolão. E a este sócio fundador, que muito contribuiu para manter viva nossa história, mantemos nossa admiração. Raimundo José dos Reis, o Bolão partiu para outras esfera musicais em 2018 e completaria 99 anos, em 29 de maio, às vésperas do aniversário do Clube do Choro de BH.

Portanto, hoje temos duas datas importantes a celebrar. Para isto, nada melhor que relembrar um pouco desta história construída e preservada com muita dedicação e carinho por todos que passaram e permanecem ligados ao Clube do Choro de Belo Horizonte.
Festejamos com a mesma alegria captada nessas imagens registradas onde tudo começou, cenas de uma roda de Choro animada, comemorativa à Semana do Choro em 2017, realizada no Bar do Bolão e contando com a presença dele.
Viva o Clube do Choro de BH com as bençãos do Bolão!

Roda de Choro no Bar do Bolão, durante a Semana do Choro 2017 - Imagens cedidas por Amilton Faria .