SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

27 de maio de 2020

Prêmios, concursos e editais na área de música. Acompanhe e fique por dentro.

Nesse momento em que os espaços de apresentações artísticas estão seguindo as orientações de isolamento social, músicos e outros artistas veem suas possibilidades de trabalho reduzidas. Assim, participar de projetos culturais patrocinados ou se candidatar a um projeto futuro é uma boa alternativa. Periodicamente, temos publicado aqui informações sobre editais, prêmios e concursos, na intenção de beneficiar nossos leitores. Trazemos hoje algumas opções. Acompanhe e fique por dentro.

Atenção, produtores! esta dica é para vocês. Estão abertas as inscrições para o Programa Banco do Brasil de Patrocínios 2021/2022, por meio do “Edital de Seleção Pública de Projetos Culturais”.
O objetivo do edital é selecionar projetos a serem patrocinados pelo Banco do Brasil, para compor a programação das unidades do Centro Cultural Banco do Brasil em Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), nos anos de 2021 e 2022.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo link abaixo, até às 23h59 de 05 de junho. No edital, constam as informações sobre quem pode participar e como será o processo de seleção dos projetos. Acesse: www.bb.com.br/patrocinios.

Permanecem abertas até o próximo dia 9 de junho, as inscrições para o programa Minas Arte em Casa, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). 
O objetivo do edital é movimentar a economia criativa e ampliar as oportunidades de trabalho e renda para artistas mineiros e as condições para expressão artística durante o período de isolamento social. 
Serão selecionadas 40 propostas de apresentações inéditas de artes cênicas e de música popular e erudita, desenvolvidas em plataformas digitais, que serão veiculadas na grade de programação da TV Assembleia e em outros canais de comunicação institucional da ALMG.
Podem participar da chamada pessoas físicas ou microempreendedores individuais (MEI), maiores de 18 anos e residentes no Estado de Minas Gerais. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online que será disponibilizado no site da ALMG a partir do primeiro dia de inscrições.
As propostas selecionadas receberão remuneração de R$1.490,22 pelo licenciamento dos respectivos direitos autorais, de imagem, nome e voz. Para mais informações, acesse o edital completo no site da ALMG.

Também permanecem abertas as inscrições para o Festival UP!, realizado pelo Instituto Ekloos. O objetivo é conectar as pessoas em isolamento social que querem consumir entretenimento e conteúdos diferenciados com artistas independentes que perderam a possibilidade de realizar espetáculos e pequenas apresentações devido à pandemia de COVID-19. 
Os artistas interessados devem enviar seus conteúdos, que serão avaliados por uma equipe de curadores e, se selecionados, serão remunerados e disponibilizados na plataforma do Festival, que ficará no ar durante 3 meses.
As inscrições vão até 12 de julho de 2020 e os artistas interessados devem publicar seus vídeos no YouTube e preencher o formulário online disponível no site, de acordo com a sua categoria: Música, Dança, Humor, Teatro ou Literatura.
Serão beneficiados mil artistas e cada vídeo selecionado para o edital receberá R$ 300. Para mais informações, acesse o regulamento completo no site.

Circuito Municipal de Cultura, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC) é outra opção ainda com prazo para inscrições. O Circuito Municipal de Cultura objetiva descentralizar e democratizar o acesso a uma programação cultural diversa e expressiva, ao longo de doze meses.

A proposta do Circuito Municipal de Cultura é potencializar a programação cultural e artística de Belo Horizonte, por meio da valorização da produção local e de atrações relevantes do cenário cultural brasileiro, de forma descentralizada, para atender a todas as regiões da cidade
Mais de 150 atrações artísticas (teatro, dança, circo, música, audiovisual, literatura, artes visuais, contação de histórias e culturas tradicionais e populares) e ações de formação vão acontecer nos equipamentos culturais da Fundação Municipal de Cultura (centros culturais, teatros, museus, Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, bibliotecas, MIS Cine Santa Tereza, Escola Livre de Artes), além de parques e praças da cidade, da Zona Cultural Praça da Estação e de três bairros que integram a Regional Leste de Belo Horizonte: Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril.
Podem ser inscritas propostas artísticas que poderão integrar a grade de atividades do Circuito Municipal de Cultura. A programação contará com no mínimo 30 atrações locais, 12 atrações estaduais e 24 atrações nacionais. Podem participar artistas, grupos e coletivos, desde que o projeto se encaixe nas áreas das artes cênicas, artes visuais, audiovisual, patrimônio cultural, música, literatura e culturas populares. 
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto de 2020. Confira o regulamento completo


Outra opção é o edital da Raízen, que com o objetivo de incentivar projetos sociais, educacionais e culturais, recebe propostas para patrocínio durante todo ano.
Os projetos precisam estar alinhados com a missão da empresa e devem aproximar a marca das comunidades locais e público qualificado, estreitar o relacionamento com clientes e funcionários, fomentar o desenvolvimento social das comunidades através de projetos sociais, culturais e esportivos e contribuir para geração de um futuro melhor. 
No eixo cultural, a Raízen financia projetos teatrais e musicais de grande visibilidade realizados em locais com boa estrutura e localização, projetos culturais com temas relacionados à área de atuação da empresa (etanol, açúcar, energia, combustíveis, etc) e projetos sociais/educacionais onde há instalações físicas da Raízen. 
A Raízen realiza investimentos através de recurso próprio ou incentivado. O prazo de avaliação dos projetos é de até 30 dias úteis. 

Os mecanismos de incentivo fiscal utilizados pela Raízen são:
Lei Estadual de Incentivo a Cultura/MG 
Lei de incentivo a cultura (Lei Rouanet) - Art.18 
Lei de Incentivo ao Esporte Fundo Municipal do Idoso (FMI) 
Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON) 
Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS) 
Fundo Municipal dos Direitos da criança e do adolescente (FUMCAD) 
Programa de Ação Cultural (PROAC) / SP 
Programa de Incentivo ao Esporte (PIE)/ SP 
Lei Estadual de Incentivo ao Esporte/RJ 
Lei de Incentivo a Cultura (LIC)/RS