28 de maio de 2020

Hoje é dia de telegrafar para o Waldir Silva!

Waldir Silva  28/5/1931 -  1/9/2013
Foto: Divulgação
Nascido na cidade de Bom Despacho, à beira da estrada ferro, o músico, arranjador, cavaquinista e compositor Waldir Silva completaria hoje 89 anos. Waldir que foi associado ao Clube do Choro de BH deixou amizades sinceras, muitos parceiros musicais e incontáveis admiradores de sua obra musical.  Para ele, hoje enviamos nosso telegrama musical:  "Abraços, com saudade!"

Waldir Silva residiu em Belo Horizonte, no bairro renascença, para onde mudou com a família. Na capital continuou a estudar cavaquinho, que havia iniciado os estudos ainda na infância, e conheceu muita gente da área musical, fazendo amizades com aquele seu inconfundível jeito simples, alegre e descontraído.
Participou de vários conjuntos regionais, tocou ao lado de instrumentistas famosos e artistas de expressão nacional, em shows ao vivo, casas de espetáculos, exposições, serestas, circos, comícios, festas populares e em programas de rádio e televisão da época.
Ele gravou 29 long-plays e 9 CDs, obtendo sucesso extraordinário, no Brasil, Portugal e em outros países. Conhecido como "O Cavaquinho de Ouro", Waldir Silva tornou-se o maior vendedor de discos de Minas, somando mais de 6 milhões de cópias durante sua brilhante carreira.

TELEGRAFANDO
Além de instrumentista, Waldir trabalhou como divulgador de discos e também rádiotelegrafista, profissão da qual muito se orgulhava e que lhe rendeu a inspiração para uma de suas consagradas composições: "Telegrama Musical".
Essa música foi sua primeira gravação que alcançou repercussão nacional pelo ineditismo, pois transmitia pelo cavaquinho, um telegrama. O então Presidente da República Juscelino Kubstichek recebeu um exemplar do disco e respondeu parabenizando-o também em Código Morse, que conhecera na juventude, como rádio-telegrafista que foi, trabalhando nos Correios e Telégrafos.

O Dia do Telegrafista foi celebrado no último domingo (24 de maio) e hoje para homenagear Waldir Silva, que nos deu a honra de sua amizade e enorme contribuição ao Choro, trazemos um vídeo registrado durante um show realizado no Conservatório UFMG, em 12 de junho de 2012. Na ocasião, o próprio Waldir nos dá uma aula de telegrafia musical. Um momento para lembrar com saudade.

Registro áudio visual realizado por Amilton Faria - Diretor Adm. Financeiro do Clube do Choro de BH, na plateia .