23 de abril de 2020

Tocando "Sensível", o cavaquinista Du Macedo celebra Pixinguinha e homenageia o Clube do Choro de BH.

Quem chega também ao Palco Carinhoso celebrando o aniversariante do dia, Alfredo da Rocha Viana Filho, é o cavaquinista, violonista e compositor, Du Macedo. E o presente que ele traz é um lindo arranjo para cavaquinho solo para uma das mais belas valsas do próprio mestre Pixinguinha: "Sensível".
Esta pérola musical foi editada pela Editora RCA Leme em 1976 e, segundo informações do MIS, foi encontrado apenas um manuscrito desta música, feito por Jacob do Bandolim que acrescentou a seguinte observação na partitura: “Cop. Autor 12/04/1938. Acompanhamento por Tute”.

Du Macedo é licenciado em Música pela UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, atua como professor na Escola Livre de Artes Arena da Cultura, além de participar de diversos projetos musicais como o "Beco do Choro" e grupos como o "Choro da Mercearia", que promovem rodas semanais, mantendo viva a tradição do Choro em nossa cidade.

Ouçam "Sensível", com a dedicatória de Du Macedo ao Clube do Choro de Belo Horizonte e todos os seus associados.

Ao lado," fac símile do manuscrito da partitura "Sensível", por Jacob do Bandolim (12/04/1938) - Acervo Jacob do Bandolim/MIS-RJ.

Atentem para a data do manuscrito. É como se Jacob a preparasse, na véspera, para uma homenagem surpresa e especial a Pixinguinha,  no dia do seu aniversário. Assim, na mesma intenção que a tocou, Du Macedo.

Salve Pixinguinha , Jacob do Bandolim e o  Clube do Choro de BH. Viva o Choro!