25 de abril de 2020

Paulinho Pedra Azul traz o Choro cantado ao Palco Carinhoso.

Paulinho Pedra Azul, renomado cantor mineiro que ganhou o Brasil e o mundo, hoje é quem nos dá a honra de sua presença aqui no Palco Carinhoso. Como sócio fundador e chorão, está sempre presente nos eventos do Clube do Choro de BH, com sua alegria e linda voz que abrilhantam os shows e confraternizações. Paulinho não poderia faltar aqui também. E para esta homenagem na Semana do Choro, ele escolheu a canção "Cantar", de um compositor que mora nas terras gerais do seu coração: Godofredo Guedes.

Músico instrumentista, fabricante de instrumentos, compositor e artista plástico, Godofredo Guedes (1908/1985), nasceu na cidade baiana de Riacho de Santana. Aos 10 anos de idade ganhou a sua primeira caixa de lápis de cor e começou a desenhar paisagens. Aos 12 anos já tocava cavaquinho e construiu o seu primeiro violão. Ainda em Santana, Godofredo formou um conjunto de jazz, em 1923. Em 1935 mudou-se para Montes Claros (MG) onde, para ganhar a vida, pintava placas, letreiros e fachadas e ainda comandava um conjunto musical que tocava nas noites da cidade. Godofredo Guedes também foi um dos criadores da feira de artes de Belo Horizonte, que funcionava na Praça da Liberdade.
Seu instrumento musical preferido era a clarineta e com ela compôs diversas músicas, como o chorinho “Cantar", gravado depois pelo seu filho Beto Guedes e também por Paulinho Pedra Azul que tem sua primeira gravação fonográfica desta canção registrada no LP "Jardim da Fantasia", que lançou em 1982, pela RCA.
Além desta canção, Paulinho gravou muitas outras de Godofredo Guedes, em seus mais de 20 álbuns lançados, entre os de carreira, tributos e coletâneas.

Hoje a homenagem de Paulinho é como uma nostalgia mineira, cheia de encanto, para Cantar.

Salve Godofredo Guedes. Viva o Choro!

Um trabalho  muito especial de Paulinho Pedra Azul, data do ano de 2000, quando lançou em parceria com Wagner Tiso, o CD "Canções de Godofredo Guedes. Neste álbum ele canta onze composições do homenageado e uma de sua autoria denominada, "Uma Canção para Godofredo".

CD CANÇÕES DE GODOFREDO GUEDES - Paulinho Pedra Azul & Wagner Tiso. Gravadora: NS Produções.