24 de abril de 2020

O bandolim de Marcos Ruffato vem timbrar no Palco Carinhoso.

A Semana do Choro prossegue e porque é sempre dia de reverenciar o grande Pixinguinha e os companheiros Chorões, o bandolim de Marcos Ruffato vem timbrar no Palco Carinhoso. Ele nos traz "Homenagem a Pixinguinha", uma composição de Dominguinhos e Anastásia.
Dominguinhos e Pixinguinha foram vizinhos de bairro e corriqueiramente encontravam-se para um bate papo. Da admiração e dessa convivência, surge a composição dedicada ao mestre amigo.

Marcos Ruffato é compositor, guitarrista, violonista e bandolinista.
Em 2016 venceu o Prêmio BDMG instrumental (principal prêmio dedicado à música instrumental mineira), tocando composições e arranjos autorais ao bandolim, instrumento recém herdado do avô.
Como consequência do prêmio, realizou uma série de shows, chegando a gravar o programa Instrumental SESC Brasil (SESC Consolação, SP). Foi facilitador do Segundo Seminário Euro Brasileiro de Choro, promovido pelo Club du Choro de Paris e pela Casa do Choro de Toulouse, em 2017. No mesmo ano, foi um dos fundadores do grupo "Choro da Mercearia", que promove semanalmente uma das principais rodas de choro de BH, no tradicional bairro de Santa Tereza.
Em 2018, deu início à produção independente do seu primeiro álbum autoral, "Vata", que é  dedicado ao seu trabalho no universo das canções. O Vata conta com a generosa colaboração de grandes músicos, dentre eles Toninho Horta, Sérgio Santos e Cristóvão Bastos,e tem previsão de lançamento para maio de 2020.

Ruffato deixa uma dedicatória especial: "dedico essa música a todo o pessoal do Choro da Mercearia, com um abraço especial pro grande professor Sílvio Carlos!"
O violonista sete cordas, Silvio Carlos é sócio fundador do Clube do Choro de Belo Horizonte e já atuou como Diretor Cultural da entidade.

Ouçam Marcos Ruffato em sua homenagem:

Dominguinhos (1941 - 2013) é o reflexo da escola do Baião implementado no mundo pelo “Rei Luiz Gonzaga”, mas que navegou por vários estilos musicais, do baião, forró pé-de-serra, chorinho, tropicália, MPB até o jazz.

O LIVRO “Dominguinhos - o Neném de Garanhuns” traz a história de sua vida e sua obra narradas pelo pesquisador e historiador Antônio Vilela de Souza.

Viva Domingos, Sílvio Carlos e todos os Chorões. Viva o Choro!