22 de abril de 2020

Grupo Samba & Choro de Quintal adoçando o Palco Carinhoso.

O Grupo Samba & Choro de Quintal chega também ao Palco Carinhoso com uma belíssima homenagem para adoçar nosso dia.
Formado pelos  músicos associados ao Clube do Choro de BH, Marcos Flávio (Trombone) e Ramon Braga (Percussão), além dos companheiros, Cleidiano Machado (Cavaquinho), Henrique 7 Cordas (Violão) e Juninho Braga (voz), o grupo  participa dessa Semana do Choro com um lindo arranjo de "Doce de Coco", um clássico composto por Jacob do Bandolim.

Uma das característica que merece atenção especial nesta obra é o próprio título. Quando Jacob dá o nome do choro de "Doce de Coco", o que podemos esperar em primeira instância é um choro alegre e divertido. Não somos decepcionados nesta expectativa. E o Grupo Samba & Choro de Quintal faz isto valer em cada nota da melodia.

Salve Jacob do Bandolim e Viva o Choro!
Quando Jacob Pick Bittencourt faleceu, aos 51 anos, em 1969, a maior parte do seu fantástico acervo, com cerca de 10.000 itens, contendo arquivos sonoros, instrumentos musicais, fotos e manuscritos, foi entregue à guarda do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/RJ).
Entretanto, uma significativa parte desse acervo ficou de posse da família Bittencourt, tendo sido entregue, em 2002, à guarda do Instituto Jacob do Bandolim (IJB) e que, agora, devidamente digitalizado e catalogado, será doado ao MIS/RJ.
O acervo documental do IJB reúne cerca de 1600 papéis, dentre eles: manuscritos, textos pessoais, cadernos datilografados, capas de disco, fotos e partituras, acervo produzido e reunido pelo mestre das cordas, de 1936 a 1969.
Esse conjunto de documentos será digitalizado, permitindo a sua disponibilização ao grande público, revelando aspectos pouco conhecidos da obra do grande bandolinista, com grande relevância cultural.