1 de abril de 2020

Claudionor José da Cruz - 110 anos do mestre do Violão Tenor.

Claudionor José da Cruz -  1/4/1910 Paraibuna, MG
21/6/1995 Rio de Janeiro, RJ
Claudionor José da Cruz, músico e compositor nasceu no distrito de Paraibuna, município de Simão Pereira em MG, como o filho caçula dos 22 que tiveram o Sr. Jovino José da Cruz e Dona Ernestina Maria da Cruz. Hoje festejamos 110 anos do seu nascimento, relembrando o importante legado que o mestre do violão tenor deixou para a Música Brasileira.

Ele cresceu em uma família musical. Seu pai era músico respeitado em sua cidade natal e mestre da banda do 10º Regimento de Infantaria em Juiz de Fora. Vários de seus irmãos eram ligados à música. Havia quem tocasse trombone, trompete e bombardino e outros tocavam violão. Claudionor se interessou inicialmente pela caixa e pelo bumbo, instrumentos típicos de banda. Porém, aprendeu também a tocar bateria, cavaquinho e violão tenor (um violão de quatro cordas afinadas em dó-sol-ré-lá, do grave para o agudo, de origem norte americana, onde era conhecido pelo nome de Triolin), que foi seu instrumento principal durante toda a vida.

A carreira musical de Claudionor Cruz, vivida sobretudo no Rio de Janeiro, coincide com a carreira do seu regional, formado quando tinha pouco menos de 20 anos. O Regional de Claudionor Cruz, que teve a duração de quase trinta anos, era formado por Abel Ferreira na clarineta, Bola Sete no segundo violão, Arlindo Cachimbo no primeiro violão, e Pernambuco no pandeiro. Os músicos do regional mudaram bastante ao longo das décadas, porém esta foi a formação mais famosa.

Como compositor, seu parceiro mais constante foi Pedro Caetano com quem compôs muitas das dezenas de Sambas, Valsas e Choros de sua autoria.  Entre os seus Choros destacamos: CaçulaCintilante, Cuidado Naná, Duvidando, Esse choro é meu pranto, Fôlego de Gato, Nova ilusão, Potiguar, Predileto, Virgínia e a flor cujas partituras estão disponibilizadas no acervo da Casa do Choro.

Mas suas parcerias também registram nomes como Ataulfo Alves e Wilson Batista, André Filho, Dunga, Freitinhas e Portinho, além de fazer gravações e shows com Orlando Silva, Francisco Alves, Dircinha Batista, Linda Batista, Ângela Maria, Araci de Almeida, Isaurinha Garcia, Gilberto Alves, Deo e João Petra de Barros. No total, somam-se mais de 400 gravações.

Um belíssimo registro sobre a vida e obra de Claudionor Cruz, produzido pela TV Cultura, foi disponibilizado por *Raíssa Amaral. Estes arquivos foram guardados para uma tese que idealizava fazer na universidade, como não deu certo tornou-a pública para o acesso em seu canal no Youtube. Aproveitem e desfrutem de Claudionor da Cruz, contado e cantado por ele mesmo.

*Raissa Amaral é graduada, mestra e doutoranda em música com habilitação em canto lírico e práticas interpretativas (análise e performance) pela UNICAMP, também se formou em cordas popular. Estudou violão clássico e piano. É professora e dedica-se a um trabalho de acervo cultural sobre a história da música. Seus trabalhos variam do erudito ao popular, da cultura nacional à internacional.