26 de abril de 2020

A roda domingueira do Palco Carinhoso chega com muito chorinho, trazendo mais homenagens emocionantes.

Hoje encerramos a Semana do Choro, aqui no Palco Carinhoso, este projeto construído de forma colaborativa, via internet. E o domingo chega com muito chorinho, trazendo mais homenagens emocionantes.
O improviso deste movimento, nesses dias atípicos em que vivemos o isolamento social, acendeu as luzes deste palco virtual,  trazendo durante uma semana, jovens associados e outros amigos tocando e  dedicando clássicos do Choro e composições autorais a grandes chorões.
A escolha do repertório, do formato e as dedicatórias foram pessoais e espontâneas. Cada um deixou o coração expressar e transbordar o carinho pelo Choro e por tantos mestres que lhes tem inspirado nas instâncias humana e musical.
Foram muitos os homenageados. Entre eles, mestres e companheiros que deixaram legados ou que ainda hoje ajudam a manter viva a tradição do Choro belo-horizontino e a construir a história do Clube do Choro de BH.

Acendemos agora as luzes deste palco para um momento especial. Durante toda a semana, ele foi lembrado e citado, e ganha hoje um palco inteiro de homenagens: Ôoo Zé!!! esta é para você, considerado o mestre, amigo e companheiro da nova e velha geração do Choro de BH.
José Carlos Choairy , o Zé Chorão, que está sempre nas rodas semanais, nos eventos do Clube, nos encontros de amigos com sua presença tonante e seu cavaquinho toante, recebe esta homenagem, que é de todos nós, através dos solos de Lucas Telles e André Milagres.

"ÔOO ZÉ!!!"
O premiado instrumentista associado, Lucas Telles conhecido pela virtuosidade como violonista e também como excelente arranjador, nos faz uma dupla surpresa com uma composição autoral dedicada a Zé Carlos Choairy,  "grande amigo e paizão do Choro", como ele o define.
Lucas é violonista de formação acadêmica, mas compôs e executa a  música "Ôoo Zé!!!" em um cavaquinho dado de presente a ele, pelo próprio homenageado.
Uma surpresa para todos nós que chega acompanhada da presença da pianista e compositora, Luisa Mitre, companheira de Lucas na vida e nos palcos.  Junto com Telles, ela integra o grupo Toca de Tatu e entre outros excelentes trabalhos musicais, ela acaba de lançar seu primeiro CD solo "Oferenda".

"AO MESTRE"

O violonista André Milagres, nos traz o Choro  autoral, "Ao Mestre", cuja composição também foi consagrada ao cavaquinista, Zé Carlos Choairy.
André Milagres é formado em violão pela UFMG e mestre em performance musical pela UNIRIO. Já foi vencedor de prêmios como Jovem músico (2011) e jovem instrumentista (2012) BDMG, Prêmio mineiro da música independente (2007), entre outros. Participou de diversos festivais nacionais e internacionais relacionados ao Choro e à música instrumental.
Entre 2008 e 2013 integrou o Grupo de Choro Palácio das Artes. Atualmente é violonista dos grupos Choro do Jura e Assanhado Quarteto, em cujo CD "Feira", o repertório traz o Choro com muita personalidade, inovação e brasilidade e onde está registrado o Choro "Ao Mestre", com o qual faz sua homenagem hoje.
Esta sua execução é oferecida a todos os amigos do Clube do Choro de BH, em particular ao pandeirista Oszenclever Camargo e especialmente dedicada ao mestre Zé Carlos.

Em abril de 2016, nas celebrações de 10 anos do Clube do Choro de Belo Horizonte, José Carlos Choairy foi um dos homenageados da instituição, recebendo durante um evento social, a placa comemorativa com o registro do reconhecimento e gratidão do Clube para com este querido e honrado sócio fundador.

Salve, Zé Carlos Choairy,  o Clube do Choro de BH e todos os seus chorões. Viva o Choro!