19 de abril de 2020

A flautista Mariana Bruekers abre o Palco Carinhoso do Clube do Choro de BH, homenageando os Velhos Chorões.

Abrimos hoje nosso Palco Carinhoso para celebrarmos juntos e com dedicados sopros e dedilhados, os delicados sentimentos pelo Choro, este genuíno gênero musical brasileiro que, como nosso povo, resiste ao tempo, vibra na pauta, mesmo que este tempo seja de improvisos e isolamento social.
Neste ano, não poderemos nos reunir presencialmente para nossas tradicionais rodas e shows que em anos anteriores celebraram, de forma magnífica, a Semana do Choro. Mas abrimos este palco para receber os afetos a serem distribuídos a todos os Chorões deste tempo e de todos os outros.

De forma colaborativa, vários instrumentistas associados e amigos do Clube enviaram seus vídeos para celebrarmos juntos a Semana do Choro, num improviso cheio de carinho e muitos talentos.  E assim, nosso Choro será sempre de alegria, pois São Pixinguinha mantem afinado os nossos corações.

Quem estreia o Palco Carinhoso é a flautista Mariana Bruekers, acompanhada pelo violonista sete cordas, Augusto Cordeiro, nos trazendo a composição "Velhos Chorões", de Luciana Rabello com letra de Paulo César Pinheiro.
A escolha foi declaradamente afetiva. Mariana executa lindamente a melodia na flauta e nos encanta com sua voz melodiosa e cheia de emoção, como uma declaração aos mestres e aos grandes Chorões que passaram por aqui ou permanecem nos ofertando tantos legados. Em especial, ela dedica esta interpretação para os associados do Clube do Choro: Zé Carlos ChoairyZito (Eurico Paulino); Cícero Gonzaga e Camargo, amigos e mestres chorões.

Mariana Bruekers possui mestrado em Pedagogia Musical pelo Royal Conservatoire/ Holanda, graduação em Licenciatura em Música e Bacharelado em Flauta Transversal pela Universidade Federal de Minas Gerais. Como Flautista foi vencedora do Jovem Músico BDMG em 2008 e 2010. Participou de diversos festivais internacionais de Choro e Flauta. Ela Integra os grupos: Trio Bola Preta, Flutuar Orquestra de Flautas, a Banda Sagrada Profana e o Coletivo Abre a Roda: Mulheres no Choro. Ela se apresentou como instrumentista convidada na Semana Nacional do Choro 2019, evento promovido pelo Clube do Choro de BH, quando a flauta foi o instrumento destaque.

Ouçam Velhos Chorões com Mariana Bruekers, que estreia esta série, trazendo muita luz ao Palco Carinhoso:

Composto por Luciana Rabello, "Velhos Chorões" homenageia instrumentistas e compositores da "Velha Guarda" que lhe inspiraram musicalmente. E como já declarado por ela em entrevista, este Choro lhe traz a presença de dois grandes cavaquinistas importantíssimos: Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto e Jonas Pereira da Silva. A primeira gravação desta composição está registrada como a segunda faixa do CD "Luciana Rabello", lançado pela Acari Records, em 2000.

Salve Luciana Rabello, Zé Carlos Choairy, Zito do Pandeiro, Cícero do Acordeon, Camargos e todos os Velhos Chorões. Viva o Choro!