3 de março de 2020

Música, um importante elemento na educação e desenvolvimento infantil. Foto: internet
A UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais está com inscrições abertas para o Curso de Musicalização Infantil 2020. Conforme descrito no edital de seleção já publicado, as inscrições para este curso de extensão disponibiliza o total de 54 vagas, distribuídas para os níveis de Iniciação Musical (candidatos com idade mínima de 06 anos e máxima de 07 anos completados até a data de inscrição), 1º Nível (candidatos com idade mínima de 08 anos e máxima de 10 anos completados até a data de inscrição).e 4º Nível (candidatos com idade mínima de 10 anos e máxima de 11 anos completados até a data de inscrição).

As inscrições gratuitas acontecem de 02 a 06 de março, de 9 às 12 horas e de 14 às 17 horas, na Escola de Música / Secretaria dos Cursos de Extensão Permanente localizada à Rua Riachuelo, nº 1.321. Bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte.

Os interessados podem conferir os pré requisitos, documentação necessária, valores das mensalidades e demais condições acessando o edital completo.

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A música possui um papel importante na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem.
A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
A musicalização na educação infantil está relacionada a uma motivação diferente do ensinar, em que é possível favorecer a autoestima, a socialização e o desenvolvimento do gosto e do senso musical das crianças dessa fase.
Cantando ou dançando, a música de boa qualidade proporciona diversos benefícios para as crianças e é uma grande aliada no desenvolvimento saudável da criançada, conforme nos aponta e conclui Luiz Carlos Leonardo Mendonça , Bio-médico, professor, músico e autor deste texto.