13 de janeiro de 2020

Conheça o Instituto Piano Brasileiro, sua proposta de resgate e divulgação das ricas tradições pianísticas brasileiras.

O Instituto Piano Brasileiro (IPB), fundado em agosto de 2015 pelo pianista e pesquisador Alexandre Dias. Com o objetivo de atuar no resgate e divulgação das ricas tradições pianísticas brasileiras, em toda sua complexidade, busca enxergar o Piano Brasileiro de maneira completa, desde suas primeiras manifestações no início do século XIX até a música que é composta hoje, passando pelas diversas nuances do piano erudito e do piano popular. Através do portal www.institutopianobrasileiro.com.br são disponibilizadas as bases de dados, que englobam diversas facetas do piano brasileiro, incluindo uma enciclopédia, discografias, catálogos de partituras, linha do tempo, imagens, biblioteca e um blog. O IPB também existe na forma de páginas em redes sociais, um canal no youtube, um acervo físico, uma editora, e uma sede física em Brasília, inaugurada em 2018.

O Instituto realiza um trabalho intenso que consiste na digitalização de acervos e disponibilização online de fontes primárias de pesquisa, editoração e revisão de partituras brasileiras, disponibilização de gravações raras, geração de vídeos com partituras brasileiras sincronizadas com o áudio, divulgação de notícias relacionadas ao mundo do piano, entrevista com pianistas, e geração de conteúdo online, disponível em seu banco de dados para consulta pública. Além disto tem como objetivo produzir pesquisas inéditas a partir de todo este material, contribuindo para o avanço do conhecimento sobre o piano no Brasil. E esta atenção é voltada tanto para compositores como para pianistas, buscando trazer à tona suas carreiras e sua produção.

IPB - uma história para ser apreciada
O trabalho também é voltado para pesquisadores, profissionais da mídia e o público geral interessado, além de funcionar como um estímulo para aqueles que ainda não tiveram contato com o universo do piano brasileiro, e tenham curiosidade em conhecer mais a respeito.

Em 2017, o IPB recebeu o Prêmio APCA na categoria "Melhor projeto musical", destacando o trabalho do instituto em nível nacional e no último ano ganhou o Prêmio Concerto 2019, na categoria "Grande prêmio". Este é um dos prêmios mais importantes do país, escolhido espontaneamente (não há candidatura), e votado por um time de críticos com amplo conhecimento da música no Brasil.

Com a palavra o fundador do IPB, Alexandre Dias:

Conheça mais sobre o Instituto Piano Brasileiro. acessando o site e o canal no Youtube