7 de setembro de 2019

Prédio do Conservatório UFMG completa 93 anos como local de referência na formação e difusão da música erudita e popular.

Fotos: Acervo Centro de Memória Conservatório UFMG/Crédito: Foca Lisboa/Fábio Nunes
Fonte: Centro de Memória Conservatório UFMG

O prédio do Conservatório UFMG acaba de completar 93 anos e permanece como um local de referência para a formação e difusão da música erudita e popular, promovendo, em outros estilos, o Choro como autêntico gênero musical brasileiro.Em 05 de setembro de 1926 foi inaugurado o prédio que viria a abrigar o Conservatório Mineiro de Música com a finalidade de ser uma instituição de ensino de música de Belo Horizonte. Construído em arquitetura neoclássica, ornamentado por colunas e capitéis e, também, com um auditório de audições decorado com pinturas de Antônio e Dakir Parreiras, encomendadas exclusivamente para o espaço, alusivas à Opera Tiradentes de Manuel Joaquim de Macedo e Augusto de Lima.
Em 1988, o prédio do Conservatório localizado à Avenida Afonso Pena 1534, foi tombado como Patrimônio Arquitetônico do Estado pelo IEPHA, juntamente com seus bens como Patrimônio histórico e artístico do estado: as Pinturas do auditório, a Escadaria, o Vitral, a Pintura Parietal e os Pisos de ladrilho dos corredores.

Visite o Conservatório UFMG e aproveite toda a programação musical que inclui diferentes projetos musicais e entrada franca.