SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

15 de abril de 2019

SEMANA NACIONAL DO CHORO 2019 TRAZ A FLAUTA COMO INSTRUMENTO EM DESTAQUE.

Flautistas consagrados internacionalmente e jovens talentos se apresentarão como solistas ao lado de orquestras e regionais


Pesquisadores apontam a flauta como um dos instrumentos mais antigos da história e como o primeiro a ser usado como solista no ambiente do Choro. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Callado esteve entre os pioneiros do Choro, e muitos o consideram como o criador do gênero ou como o pai dos chorões. Seu grupo, que ficou conhecido como "O Choro de Calado", era constituído por um instrumento de solo, no caso sua flauta de ébano, dois violões e um cavaquinho. A esta composição instrumental dos primeiros grupos, baseada na trinca flauta, violão e cavaquinho se atribuiu o nome pau e corda, por serem de ébano as flautas usadas. 

A história nos apresenta, além de Callado, outros grandes compositores flautistas para reverenciarmos. “Cada momento da história do Brasil tem um flautista que é o símbolo desse momento”, como aponta o professor e flautista Antônio Carrasqueira. Desta forma, Patápio Silva e Pixinguinha, estiveram entre os pioneiros da história do Choro, seguidos por outros tantos flautistas brasileiros admiráveis no cenário nacional e internacional como Altamiro Carrilho, Toninho Carrasqueira, Léa Freire e Odette Ernest Dias, citando alguns. 

Na edição 2019 da Semana Nacional do Choro que acontece dias 26 a 28 de abril e 3 a 5 de maio em BH, a flauta será o instrumento de destaque. A programação trará um elenco de flautistas que irão abrilhantar todas as apresentações: Odette Ernest Dias (RJ), Andrea Ernest Dias (RJ), Alexandre Romanazzi (RJ), Mariana Bruekers (BH), Raissa Anastásia (BH), Pedro Alvarez (BH), Bruno Teixeira (BH) e Marcelo Chiaretti (BH). Instrumentistas consagrados internacionalmente e representantes da nova e talentosa geração se apresentarão como solistas, ao lado de orquestras e regionais que fazem a cena do Choro belo horizontino uma das mais expressivas do Brasil. 

Aguarde em breve a programação completa da Semana Nacional do Choro 2019 e, enquanto isto, assista o episódio “Flauta” da série Brasil Toca Choro, uma produção original da TV Cultura . 


Neste episódio, o Brasil Toca Choro, apresentado pela atriz Maria Bia você assiste interpretações de músicas dos compositores: Patápio Silva, Altamiro Carrilho e Antônio Callado, entre outros. O programa traça um panorama histórico do primeiro gênero de música instrumental urbana tipicamente brasileira, o chorinho, contando, para isso, com a participação dos mais virtuosos e criativos intérpretes do ritmo.

SEMANA NACIONAL DO CHORO 2019 - UMA PARCERIA CLUBE DO CHORO DE BH, SESC MG E IDEAR PRODUÇÕES.