25 de janeiro de 2019

O ritmo Choro no pandeiro em vídeo aula gratuita com o percussionista Túlio Araújo.

Quando o Choro surgiu no Brasil, no final do século XIX, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo marcante e brejeiro, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro. De início, os pandeiros eram fabricados de forma simples, sem apuro técnico. Hoje, alguns fabricantes se esmeram na sua confecção, utilizando membrana de pele de cabra para se conseguir, no pandeiro, os sons graves do surdo e platinelas de metais nobres para se alcançar um som brilhante e preciso.

O músico mineiro, Túlio Araújo é dono de um curriculum cheio de destaques com talento e estilo musical muito especias, e tem o pandeiro como companheiro. Músico inquieto, ele busca quebrar as barreiras das regras na música e traz sonoridades impressionantes para o instrumento que ele define como "uma bateria de bolso, que se pode levar para qualquer lugar".

Túlio Araújo produz e participa de diferentes projetos em estúdio,  palcos e também pela internet. Um deste projetos são os vídeos que ele disponibiliza através do seu canal no Youtube, dando aulas, dicas e exercícios sobre diferentes ritmos no pandeiro.
Em uma destas vídeo aulas, o percussionista ensina o ritmo Choro. Assista e aproveite.

Aprenda a tocar pandeiro com o percussionista Túlio Araújo e suas dicas, exercícios e aulas sobre o universo que cerca esta pequena bateria de bolso. Neste vídeo aprenda a tocar o Choro.