8 de novembro de 2018

Angelo Zaniol lança canal no Youtube para divulgar sua rica pesquisa musical, suprindo a lacuna deixada pela forçada extinção do seu website.

Print página do Canal Angelo Zaniol no Youtube
O italiano Angelo Zaniol é professor universitário, historiador, organólogo, compositor, arranjador, instrumentista, desenhista, artista plástico e luthier, e para nossa felicidade, apaixonado pelo Brasil. Por aqui, ele aportou em 1995 e, desde então, vem se dedicando à música brasileira, em trabalhos de diferentes formatos. Entre eles, como webmaster do recém-extinto site www.joaopernambuco.com, lançado oficialmente em 16/10/2007, no dia/mês do falecimento de João Pernambuco, e em celebração ao 60º aniversário da morte deste importante, mas até então pouco difundido compositor brasileiro. No entanto, para nossa infelicidade, apreciadores e seguidores do website, e de outros que estavam por descobri-lo, a página que já contava 11 anos de riquíssimo material disponibilizado por Zaniol teve que ser extinta. O refinado musicista italiano se viu obrigado a encerra-la, em decorrência da ação irresponsável de marginais.

Para continuar a divulgar sua rica obra musical, constituída por composições próprias (com destaque para os Choros), arranjos e resgate (transcrições e edições) de obras antigas, Angelo Zaniol acaba de criar um canal no YouTube, cujo conteúdo ele gostaria de compartilhar com os músicos brasileiros, particularmente com os chorões de Minas Gerais, onde esteve por sua passagem pelo Brasil e onde compôs amizades afinadas.

Angelo Zaniol, em sua residência (Castelfranco Veneto, 1994),
manuseando o cavaquinho que construiu.
Foto: "Histórias do Choro"
Amizade ítalo-brasileira

Em Belo Horizonte, Zaniol fez grandes amigos. Entre eles, o médico, pesquisador e músico Luiz Otávio Savassi.
Sócio, desde 2006, e membro do Conselho Deliberativo do Clube do Choro de BH, Luiz Savassi assinou de agosto de 2013 a dezembro de 2015, a Coluna bimestral "Histórias do Choro" que deu origem à obra literária impressa "Histórias do Choro: Crônicas reunidas", lançada em maio de 2016, durante as celebrações dos 10 anos do Clube .
Entre estas crônicas, inclui-se "Um encontro improvável" (págs. 35-48), dedicada pelo autor ao amigo Zaniol, relatando uma história de amizade, pautada pela excelência da música. A crônica foi pre-lançada neste blog, em dezembro de 2013, e continua disponível para leitura.
Em seu atual Canal no Youtube, Zaniol faz menção ao livro "Histórias do Choro: Crônicas reunidas". No videoclipe “Renda de Notas”, ele interpreta o Choro que compôs em homenagem ao saudoso Altamiro Carrilho e, no videoclipe “Cavaquinho Feiticeiro”, ele interpreta o Choro que compôs em homenagem ao exímio cavaquinista Ausier Vinícius, que conheceu por intermédio de Luiz Otávio Savassi, quando esteve em BH no ano de 1995 e hospedou-se na residência do amigo. As reverências amistosas incluem também o videoclipe com o arranjo que Zaniol fez para uma valsa de autoria de Luiz Otávio Savassi, "Rua Tuiuti", dedicada à esposa Ana Maria (o título da valsa refere-se à rua homônima do Bairro Padre Eustáquio, onde Ana Maria residia quando o autor a conheceu) e o videoclipe referente à composição "Escala Real", dedicada à família do amigo brasileiro.

Com mais de 80 anos, Angelo Zaniol continua apaixonado pela música brasileira e contribuindo ricamente para sua difusão. Pela sua importância, o trabalho de Zaniol merece ser compartilhado por todos. Acesse e inscreva-se em seu Canal. Manifeste-se enviando mensagens para o musicista, nesse retorno tão importante para ele e todos nós. (As eventuais mensagens podem ser redigidas em português).