18 de outubro de 2018

Palco Livre apresenta: "Salve o Choro, salve o samba" com Ivone Lopes e Grupo Roda Viva.

Ivone Lopes e Grupo Roda Viva - Foto: Soraya de Souza
Hoje (18), às 19h30, o projeto Palco Livre traz Ivone Lopes e o Grupo Roda Viva para o show “Salve o Choro, salve o Samba!” no Conservatório UFMG. O evento busca divulgar o Chorinho, com o objetivo de aumentar o número de admiradores desse rico gênero musical, além de relembrar sambas clássicos, destacando alguns compositores mineiros.

Ivone Lopes estudou teoria musical na Fundação de Educação Artística e canto nas escolas da Babaya e de Celinha Braga. Participou do Coral da Babaya Escola de Canto e do Grupo Rainhas do Rádio. Faz parte do Grupo de Percussão Danuza Menezes e Pandeiro Mineiro. Também integra o Trio Amarílis, composto por ela e pelas cantoras mineiras Ana Leal e Ana Valéria.

O Grupo Roda Viva, constituído no ano de 2011, nasceu do entusiasmo e interesse pelo primeiro gênero musical urbano brasileiro: O Choro. Tem como missão colaborar na pesquisa, estudo e divulgação da música brasileira, com especial atenção ao Choro e ao Samba, fazendo apresentações em Belo Horizonte e outras cidades de Minas Gerais.
Os seus integrantes, com formação popular, são: Alexandre Lourenço de Sousa (Violão de 7 cordas), Antônio José Cazumbá (Pandeiro e Clarinete), Giancarlo G. Carvalho (Bandolim e Cavaquinho), José Carlos Medrado (Violão), e como convidado especial, Samuel Assis, cavaquinista, compositor e graduando em Licenciatura Musica pela UEMG.

Repertório do espetáculo:
1- Naquele Tempo (Pixinguinha / Benedito Lacerda)
2- Noites Cariocas (Jacob do Bandolim)
3- Machucando (Adalberto de Souza)
4- Tico Tico no Fubá (Zequinha de Abreu / Eurico Barreiros)
5- Lamentos (Pixinguinha / Vinicius de Moraes)
6- Doce de Côco (Jacob do Bandolim / Hermínio Belo de Carvalho)
7- Cantar (Godofredo Guedes)
8- Belo Caso de Amor ( Paulinho Pedra Azul / Geraldo Alvarenga)
9- De mais ninguém (Marisa Montes / Arnaldo Antunes)
10- Naquela Mesa (Sérgio Bitencourt)
11- Coração Imprudente (Paulinho da Viola)