14 de abril de 2017

Semana Nacional do Choro 2017 começa na próxima segunda, com todas as atrações gratuitas. Confira a programação completa.

Belo Horizonte é uma referência no país quando o assunto é música instrumental. Neste amplo cenário, o choro é um dos gêneros que mais movimenta artistas e chama a atenção do público. Mesmo sendo um ritmo tipicamente carioca, a capital mineira também é um reconhecido berço de ‘chorões’, como são carinhosamente conhecidos os músicos do segmento.

Para valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno desse movimento, o SESC, integrado ao Sistema Fecomércio-MG, Sesc e Senac,em parceria com o CLUBE DO CHORO DE BH apresenta o Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro. Diversas apresentações estão previstas para serem realizadas entre os dias 17 e 23 de abril, em diferentes endereços da boemia mineira, sempre a partir das 19h30. A participação é gratuita e não haverá cobrança de couvert artístico nos estabelecimentos. Cada casa participante receberá grupos, artistas e representantes do choro que se destacam na cena mineira. Além disso, no dia 23/4 (domingo), Dia Nacional do Choro, um grande Show com nomes expoentes do cenário do Choro brasileiro vai encerrar as atividades.

A programação começa na segunda-feira (17/4), no Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra). Na terça-feira (18/4), o ponto de encontro será o restaurante Maria das Tranças (rua Professor Moraes, 158, Savassi). Na quarta-feira (19/4), a parada será no Bar do Caixote (rua Ivaí, 110, Cruzeiro). Quinta-feira (20/4) será a vez do Bolão (rua Vila Rica, 637, Padre Eustáquio) receber apresentações. Na sexta-feira (21/4), o endereço do choro na capital mineira será o Dalva Botequim (rua Ceará, 1568, Savassi). No sábado (22/4), o Pedacinho do Céu (rua Belmiro Braga, 774, Alto Caiçara) será o destino dos ‘chorões’.

O trombone de vara, com artistas notadamente reconhecidos na cena do choro na capital mineira, será o instrumento que estará em evidência na programação. Por isso haverá destaque para diversos trombonistas. Confira no ‘serviço’, abaixo, as atrações em cada um dos estabelecimentos.

E para fechar a programação haverá um evento especial. No domingo (23/4), a Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza, será palco de um grande encontro. A data marca oficialmente o Dia Nacional do Choro, que coincide com o aniversário do músico Pixinguinha. Diversos artistas vão se apresentar no encerramento do projeto, a partir das 9h. A proposta é de uma grande celebração artística e musical. Entre as atrações do dia estão o grupo Choronas (SP); o conjunto Flor de Abacate, que convida Henrique Cazes; além do Clube do Choro de BH que, na ocasião, receberá diversos convidados, entre eles Silvério Pontes e Zé da Velha. Assim como as demais atividades, a participação é gratuita.

De acordo com Paulo Ramos, diretor do Clube do Choro de Belo Horizonte as comemorações relacionadas à Semana Nacional do Choro na capital ganharam uma nova proporção neste ano, com a realização do Sesc. “É importante ressaltar que isso não é um discurso, mas sim uma realidade. A realização deste evento, com duração de uma semana, vai gerar oportunidades para quase uma centena de músicos. Um evento imperdível, com grandes atrações, que por certo deixará boas lembranças. Nada disso seria possível sem o envolvimento do Sesc”, afirmou Ramos.

Diversas atrações foram selecionadas por meio do Sesc Fomenta Cultura. Essa iniciativa foi criada com o objetivo de incentivar profissionais que tenham atuação na área artística, por intermédio de um banco de dados. O projeto, que está em sua segunda edição, representa um aprimoramento nos processos curatoriais do Sesc.

Minas ao Luar Especial Semana Nacional do Choro 2017

Data: 17/4, segunda-feira
Local: Bar do Salomão (rua do Ouro, 895, Serra)
Atrações: Clube do Choro de BH convida o trombonista Marcelo Ribeiro