SEJA VOCÊ TAMBÉM UM ASSOCIADO DO CLUBE DO CHORO DE BH. MAIORES INFORMAÇÕES LIGUE (31)3422-4433.

19 de outubro de 2016

1º Encontro Nacional de Bandolinistas acontece na próxima semana, com quinze palestras online e pela internet.



O primeiro Encontro Nacional de Bandolinistas - EBANAN, evento inédito e 100% online pela internet, acontece de 25 a 31 de outubro. Durante 7 dias, 15 convidados especiais, bandolinistas, pesquisadores, luthierse outros artesãos, irão debater o bandolim em todas as suas vertentes. falar sobre carreira musical, material didático, estudo, técnica, a escola brasileira do bandolim, o bandolim e seus "primos" sul-americanos e outros temas relacionados.
Um encontro e conteúdo valiosíssimos para o bandolim brasileiro e você não pode perder.
As incrições podem ser realizadas através so site oficial do evento.


PALESTRANTES E CONVIDADOS
O encontro vai reunir além de alguns dos principais bandolinistas brasileiros, convidados internacionais e alguns dos maiores e mais talentosos empreendedores criativos que estão produzindo equipamentos e acessórios - aqui no Brasil - para o bandolinista. São eles: 

SÉRGIO PRATA E DÉO RIAN - Sérgio Prata, cavaquinhista e pesquisador, Déo Rian, bandolinista e discípulo de Jacob do Bandolim. Paulo Mota bandolinista. Os três estão à frente do IJB - Instituto Jacob do Bandolim, e tem trabalhado para manter o legado deixado por Jacob. Nos últimos anos foram diversas descobertas inclusive o tão esperado vídeo de Jacob tocando seu bandolim.
Na entrevista, novidades e descobertas ainda inéditas sobre o acervo de Jacob do Bandolim.

My ImageFÁBIO PERON - Jovem paulista de apenas 26 anos, começaou a tocar aos 5 e já esteve ao lado de grandes nomes como Paulo Vanzolini, Arismar do Espírito Santo, Lea Freire, Alessandro Penezzi. Lançou seu primeiro CD, "Em boa companhia" em 2011 e desenvolve extenso trabalho como compositor transitando entre o choro tradicional e a MPB contemporânia, combinando virtuosismo e sentimento em suas interpretações.

MARCO CESAR - Pedagogo, compositor, arranjador e bandolinista pernambucano, tem extensa formação acadêmica como educador, foi o fundador do primeiro curso de cavaquinho e bandolim em conservatório de música no Brasil. Mestre de várias gerações no Recife, já viajou o mundo apresentando-se ao lado de artistas, grupos e orquestras. Foi amigo do bandolinista Rossini Ferreira e diversos outros mestres da música pernambucana.

My ImageROSIVALDO CORDEIRO - Músico, multinstrumentista, compositor e arranjador de Manaus no Amazonas, implementou o primeiro curso público de choro do Brasil, no Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro em Manaus/AM. Importante representante do sotaque do norte do Brasil, atualmente mora em Paris onde iniciará o primeiro curso de bandolim no Club du Choro de Paris.

My ImagePAULO SÁ - Primeiro bandolinista brasileiro doutor em música, morou nos Estados Unidos e tem um método de bandolim publicado lá. Além da carreira como solista em grupos de choro e orquestras mundo a fora, é um pesquisador importante do bandolim e iedealizou o Momento Rio Bandolim em 2011, reunindo bandolinistas de vários países. É o professor do primeiro bacharelado em bandolim do Brasil, iniciado em 2009 na UFRJ.

My Image
FERNANDO DUARTE - Natural do Espírito Santo, é licenciado em Música pela Ufes e mestre em Práticas Interpretativas pela UFRJ.Compositor, arranjador e também professor, idealizou o site Bandolim.net e o primeiro grupo online de bandolinistas do Brasil, em 2001. É o autor do método Bandolim para Iniciantes.

DANILO BRITO - Tendo começado muito cedo no bandolim, Danilo tem hoje extensa carreira como instrumentista e compositor, tendo viajado inúmeras vezes para os Estados Unidos e países da Europa. Um "chorão autêntico", tem técnica impecável e exuberância interpretativa seguindo a escola de jacob do Bandolim. Foi vencedor do Prêmio Visa em 2004 com apenas 19 anos.

My ImageVITOR SCATENA - Violeiro de Sorocaba, entrou pra faculdade de engenharia com a ideia de desenvolver tarraxas de alta qualidade para os instrumentos de corda. Estudioso e muito criativo, desenvolveu e construiu o próprio maquinário para criar as melhores tarraxas do Brasil na atualidade. Sua criatividade e bom gosto emprestam classe, beleza e uma afinação impecável a bandolins, cavaquinhos, violas e violões do mundo inteiro.

My ImageJORGE CARDOSO - Bandolinista e compositor brasileiro, estudou bandolim com Elismar Pontes, Marco Cesar e em 2008 se graduou em bandolim clássico no Conservatório Giuseppe Verdi em Milão na Itália, com o Maestro Ugo Orlandi. Possui mestrado em Musicologia pela UnB e é doutorando em ensino musical pela UFC na linha de Pesquisa, Educação, Currículo e Ensino, eixo temático de ensino da música.Pesquisa e dedica-se à música popular brasileira realizando palestras e concertos em vários países.

My Image
NOÉ CORREA - Tendo iniciado na confecção de bags para nstrumentos musicais no início dos anos 80, e de retalhos e calça jeans do primeiro bag até hoje, já protegeu os instrumentos de nomes como Dino 7 Cordas, César farias, Conjunto Época de Ouro, Armandinho Macêdo, Ronaldo do Bandolim, Celsinho Silva, Luis Barcelos, Hamilton de Holanda, Miltond e Mori, rafael Ferrari e outros. Atualmente está iniciando pioneiramente, a criação de cases em fibra de carbono e kevlar.

My ImageRICARDO SANDOVAL - Músico de formação clássica, desde muito jovem absorveu os ritmos, melodias e cantos de sua terra através de encontros com grandes mestres em seu país. ​Graduado pela IUDEM de Caracas, se aperfeiçoou na Musikhochschule de Colonia na Alemanha e foi premiado em importantes concursos na Europa, América Latina e Japão.Tocou ao lado de Jonh Paul Jones, Hamilton de Holanda, Mike Marshal entre outros e é referência para o bandolim venezuelano. Atualmente vive em Metz na França.

My ImageQUARTETO PERENDENGUE - Formado por Jenny Alba e Andrea Molano (bandolas), Oriana Medina (bandola contralto) e Manuel Bernal (bandola-bajo), desenvlveram diferentes formatos para bandola andina, dando novos ares para a música colombiana através de uma formação instrumental inédita até então. Com reconhecimento internacional e apresentações elogiadas com orquestras e artistas devárias partes do mundo, vem reinventando a bandola andina através de arranjos para uma formação inédita criada pelo quarteto.

My ImageHAMILTON DE HOLANDA - O "Príncipe do bandolim" como é chamado na França onde morou por um ano, Hamilton é o mais importante músico brasileiro da atualidade, com extensa e premiada carreira internacional, já tocou e gravou ao lado de alguns dos maiores músicos do mundo como Cesária Évora, Wynton Marsalis, Jonh Paul Jones, Chucho Valdez, Chick Corea e outros. ​Reinventou o bandolim brasileiro através do acréscimo do 5º par de cordas, ampliando a técnica, o repertório e redesenhando a estética musical para o instriumento.

My ImageREGIS BONILHA - Luthier a mais de 20 anos, natural de Jacareí no interior de São Paulo, juntamente com o parceiro Rafael Ferrari, vem desenvolvendo novos elementos na construção e na estética do bandolim brasileiro.Vem construindo os melhores bandolins da atualidade, imprime em suas obras, altíssima qualidade sonora, um acabamento impecável e inovações técnicas que estão ampliando as possibilidades de músicos no Brasil e no exterior.

My ImageRAFAEL FERRARI - Bandolinista, compositor, arranjador e também professor, natural de Porto Alegre no Rio Grande do Sul, começou aos 20 anos no cavaquinho, passando para o bandolim aos 22. Compositor premiado, criou o projeto inédito Bandolim Campeiro com o qual mostra o seu sotaque sulista com o bandolim 10 cordas, tocando ritmos e gêneros do sul do Brasil como a milonga e o chamamé. É o idealizador e realizador do 1º ENABAN.