14 de julho de 2016

Violões pela cidade. Um passeio musical pelos Centros Culturais de BH guiado por cinco violonistas mineiros.

As várias possibilidades artísticas de um dos mais populares e admirados instrumentos musicais, o Violão, é parte da agenda cultural dos belo-horizontinos durante este segundo semestre. É o Festival Violões pela Cidade, que chega a sua terceira edição e pela primeira vez conta com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (LMIC/FPC). Os concertos estão sendo apresentados em oito centros culturais públicos da capital, de diferentes regiões, totalizando 40 apresentações ao longo de cinco meses.

De Venda Nova ao Barreiro, cada espaço receberá cinco concertos. Os músicos Lucas Telles, Artur Miranda Azzi, Anderson Reis, Stanley Levi e Marcos Maturro revezam-se nas apresentações dos oito centros culturais, com repertórios temáticos e distintos entre si. Transitando do popular ao erudito, passando por diferentes períodos históricos e apresentando variadas técnicas de execução, as apresentações têm também caráter didático e formador.

O repertório promete cativar todas as faixas etárias e classes sociais. Violões pela Cidade pretende levar ao público um panorama do que já foi produzido na seara da música para violão nos últimos 500 anos, com destaque especial para a produção brasileira e, sobretudo, obras autorais de artistas locais. A música latino-americana também será contemplada.

O projeto foi idealizado para valorizar a música produzida em Belo Horizonte e concebido para ser um grande festival de violões. Totalmente gratuito e com atividades descentralizadas, Violões pela Cidade objetiva chegar a diversos pontos da cidade, sendo uma alternativa de cultura e lazer à população dos bairros e adjacências dos centros culturais fora do hipercentro de BH. Os Centros Culturais, ligados à Fundação Municipal de Cultura, que receberão o projeto são: Venda Nova, Bairro das Indústrias, Jardim Guanabara, Pampulha, Urucuia, Lindeia Regina, São Bernardo e Padre Eustáquio.

PROGRAMAÇÃO

A apresentação de estreia do Festival Violões Pela Cidade foi realizada no dia 02 de julho, no Centro Cultural Venda Nova (CCVN). O violonista Artur Miranda Azzi mostrou ao público o concerto “O violão clássico”, com repertório que transita por diferentes épocas até a nova geração de compositores da capital mineira.

Hoje, 14 de julho, às 19h30, é a vez do Centro Cultural Bairro das Indústrias (CCBDI) receber seu primeiro concerto do III Festival Violões pela Cidade.
O violão clássico” será novamente apresentado pelo violonista Artur Miranda Azzi, com as seguintes músicas: Prelúdio BWV 995 – J. S. Bach; Andante e Rondó; Op. 2 nº 2 – D. Aguado; Torre de Espelhos – T. Diniz; Sonata – A. José; Allegro Moderato; Minueto; Pavana Triste; e Allegro com Brio.
O Centro Cultural fica na Rua dos Industriários, 289 - Bairro das Indústrias.
Telefone: (31) 3246-0339/ (31) 3277-9176.

Confira abaixo as próximas atrações e saiba mais sobre o Festival acessando:

Artur Miranda Azzi - CC Bairro das Indústrias - 14 de julho de 2016 às 19:30 - 20:30
 Artur Miranda Azzi - CC Jardim Guanabara - 19 de julho de 2016 às 18:30 - 19:30
 Abertura Oficial com Juarez Moreira - Teatro Marília- 20 de julho de 2016 às 20:00 - 21:00
 Anderson Reis - CC Venda Nova - 23 de julho de 2016 às 10:00 - 11:00